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FEV
12
12 FEV 2019
ADMINISTRAÇÃO
Convênio entre Prefeitura e Unesp de Marília dá início ao diagnóstico de toda documentação do município
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Projeto tem como objetivo final a elaboração de instrumentos de gestão documental, como o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade

A Prefeitura de Marília, através de um convênio firmado com a Unesp, deu início à realização de um projeto de pesquisa de diagnóstico da situação dos arquivos do município, a fim de conhecer seu funcionamento, organização e estrutura.

Tal projeto tem como objetivo final a elaboração de instrumentos de gestão documental, como o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade, indispensáveis para organização dos documentos e preservação da memória do município.

O projeto, que tem como coordenadora a Profª. Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, é desenvolvido por discentes da área de Arquivologia da Unesp, e conta com a colaboração das arquivistas da Prefeitura – Julya Toffoli Blumer, Rayssa Gonçalves Colombo e Giovanna Fenili Calabria -, e da supervisora do Arquivo Municipal Anne Carlos Bocchi Cardoso.

Fazem parte também do trabalho as estagiárias de Arquivologia Beatriz Rodrigues de Oliveira e Irene Bernardo, além da aluna de mestrado Thalita Fernanda Leme.

O Arquivo Público Municipal é a instituição responsável pela guarda e organização do conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pela municipalidade.

A arquivista Julya Toffoli Blumer, ao falar sobre as etapas do projeto expõe que: “O primeiro passo é a realização do diagnóstico nas sedes das secretarias que ficam fora do prédio do Paço Municipal. Já estivemos na Secretaria Municipal de Obras Públicas, e estamos organizando as demais visitas”.

O objetivo do trabalho é a elaboração dos instrumentos arquivísticos. Mas para isso, se faz necessário conhecer toda a documentação produzida e acumulada, como ressalta a arquivista Rayssa Gonçalves Colombo: “Está sendo realizado o levantamento de toda a documentação, para serem coletadas informações sobre as tipologias documentais, volume de documentos e condições gerais, como forma de embasamento para futuras mudanças”

Já Giovanna Fenili Calabria lembra que “a implementação de arquivos pela administração pública municipal é obrigação legal dos municípios determinada pela Lei de Arquivos (Lei 8159/1999). Além da gestão dos documentos produzidos e acumulados pelo município, também a preservação e o acesso à documentação histórica necessitam de ações técnicas especializadas.”

A coordenadora do projeto Profª. Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano informa que na maioria dos municípios não há servidores técnico-administrativos capacitados para a realização dessas ações. “Nesse sentido o projeto tem como objetivo geral realizar ações voltadas ao apoio à gestão municipal para o levantamento de dados como subsídios para a implementação aos instrumentos de gestão documental e à efetiva implantação do Arquivo Público Municipal, que já vem se tornando realidade em Marília.”

Curso único em Marília

O curso de graduação em Arquivologia da Unesp Marília, único do estado de São Paulo, é oferecido na modalidade de bacharelado, com 30 vagas em período diurno e quatro anos de duração (2.850 horas/190 créditos).

Desde sua implementação em 2003, acumulou experiências em relação à teoria arquivística referentes a outras escolas, ampliando o suporte teórico para o ensino e a pesquisa.

“Em Marília temos o único curso de Arquivologia do Estado de São Paulo e temos a Prefeitura de Marília como uma das maiores organizações de serviços que não possuía profissionais da área. Exportávamos profissionais para o Brasil inteiro e na nossa cidade não era dado o devido valor. A administração do prefeito Daniel Alonso corrigiu esse grande erro que era cometido em nossa cidade”, disse Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal da Administração.

DESTAQUE NA TV UNESP

O projeto desenvolvido na Prefeitura de Marília será destaque no Canal da Unesp (19 da NET), sendo que uma equipe de reportagem da emissora esteve no Arquivo Público Municipal na semana passada, mostrando o trabalho realizado pelas profissionais.

“Trata-se de um trabalho árduo e que só temos que parabenizar a equipe do Arquivo Público Municipal. Em breve teremos a elaboração de relatórios técnicos de análise de tipologia documental e de conservação do acervo como subsídios ao desenvolvimento da política de gestão documental do município”, disse o secretário da Administração.

Fotos: Lígia Ferreira e Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

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