25 OUT 2018
Prefeitura de Marília homenageia clubes de Rotary pela campanha da Pólio

Município atingiu 98% de cobertura com a ajuda dos Rotarys; certificados foram entregues pelo prefeito Daniel Alonso e pela secretária Kátia Santana

A mobilização dos clubes de Rotary na cidade, durante a Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo, foi reconhecida pela Prefeitura de Marília. Presidentes e representantes de sete clubes, da Casa da Amizade e do Distrito 4510 receberam, nesta quarta-feira (24), certificados do prefeito Daniel Alonso e da secretária municipal da Saúde, Kátia Santana.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com as presenças de enfermeiras da Vigilância Epidemiológica do município. “A atuação do Rotary foi determinante para que tivéssemos esse excelente resultado. Marília tem clubes que fazem a diferença e prestam serviços de imensa relevância”, disse o prefeito Daniel Alonso.

A campanha realizada durante o mês de agosto imunizou cerca de 10 mil crianças contra as duas doenças, com um percentual de 98% de cobertura da faixa etária com mais de um ano e menos de cinco.

Receberam os certificados, representando a comunidade rotária, os associados Ageu Duarte Júnior (Rotary Clube de Marília); Flávio Luis Zambom (4 de Abril); Hederaldo Benetti (RC Marília de Dirceu); Jurandir Affonso Ferreira (RC Alto Cafezal); Márcio Medeiros e Sandra de Souza Craveiro Tavares (RC Pioneiro); Rogério Martinez (RC Marília Leste) e Zenóbio Borges (RC Coroados).

A Casa da Amizade foi representada por Maricler Botelho e Sandra Craveiro. O governador assistente Adriano Giraldi Martins recebeu o certificado em nome do governador do Distrito 4510, João Evangelista Pereira.

“Nosso sentimento é de alegria pelo serviço prestado à comunidade. Conversei com o governador e ele manifestou imensa gratidão ao trabalho de todos os companheiros envolvidos nessa campanha na cidade e saudou o prefeito de Marília, a secretária e os servidores da Saúde pelo excelente resultado”, disse Martins.

END POLIO NOW

O jornalista rotariano Márcio Cavalca Medeiros explica que a erradicação da Pólio é uma antiga e permanente bandeira da organização em âmbito internacional. Este ano houve uma orientação para todos os clubes do Brasil atuassem em apoio à campanha do Ministério da Saúde.

“Hoje o Rotary, no Brasil, atua na divulgação e mobilização, chamando a atenção para a importância da vacinação, mas 18 anos atrás também atuava custeando as vacinas contra a Pólio no Brasil”, conta Medeiros.

Ele informou ainda que a doença permanece como uma ameaça global, já que ainda existem países (Paquistão, Afeganistão e Nigéria) com casos positivos. “Desde 1988, reduzimos o número de casos de pólio em 99,9%. Mas, enquanto não eliminarmos a pólio completamente, toda criança correrá o risco de contraí-la. Por isso a importância da vacinação”, disse.

Mais informações sobre a atuação do Rotary e o movimento internacional contra a Pólio podem ser acessadas em www.endpolio.org

Fotos: Júlio César de Carlis

25/10/2018
Prefeitura de Marília homenageia clubes de Rotary pela campanha da Pólio