26 MAR 2018
Marília conquista três ambulâncias no Programa de Renovação da Frota do Samu

A população de Marília passará a contar com melhoria na área de urgência e emergência, principalmente para o transporte.

A cidade foi incluída no Programa de Renovação da Frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e recebeu três novas ambulâncias do Ministério da Saúde. Solenidade marcou a entrega das unidades, na manhã desta segunda-feira (26), em Curitiba (PR).

O anúncio da inclusão de Marília foi feito na sexta-feira (23), por meio de convite enviado à Prefeitura.

O município foi representado pela secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, que recebeu simbolicamente as chaves das mãos do ministro Ricardo Barros, durante solenidade no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado do Paraná.

As três unidades somam investimento de R$ 528.858,00 em recursos federais. Nesta etapa do programa de renovação da frota, Marília foi uma das poucas cidades paulistas beneficiadas e a única que recebeu três ambulâncias.

A secretária municipal da Saúde destacou os benefícios e lembrou a recente visita de Ricardo Barros a Marília. Ela ressaltou que muitas conquistas na saúde estão sendo possíveis com a soma de esforços que inclui o Executivo, Legislativo e as lideranças comprometidas com o bem estar da população.

Ela destacou ainda a seriedade das equipes técnicas, formada por servidores municipais, que cumprem importante papel em relação à documentação e habilitação do município.

“O atendimento a essa demanda era uma reivindicação antiga do nosso Samu e da população em geral. É resultado de um trabalho articulado feito a muitas mãos, com o compromisso técnico das nossas equipes na Secretaria, o engajamento das lideranças da cidade e da credibilidade e confiança que a administração municipal tem resgatado para a nossa cidade”, declarou Kátia.

As áreas técnicas do Ministério, como a Dahu (Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência), ampliaram o olhar para Marília. Os esforços contam com o apoio do diretório local do Progressista (partido do atual chefe da pasta em Brasília).

Aliás, a gestão de Ricardo Barros (que termina nesta terça-feira), consolidou várias conquistas para Marília, incluindo a RUE (Rede de Urgência e Emergência) com aumento de leitos e recursos, além do acelerador linear para a instalação da radioterapia na Santa Casa de Marília, entre outros avanços.

RENOVAÇÃO DA FROTA

No total, o programa abrange 365 municípios brasileiros em 23 estados. O ministério entregou 476 veículos para renovar a frota já existente, melhorando a qualidade do serviço com adequadas condições para socorro imediato. O investimento para esta iniciativa é de R$ 83,9 milhões.

A secretária Kátia informou que logo na sexta-feira, após a confirmação da inclusão de Marília, foram iniciados os procedimentos de documentação e liberação junto à Dahu, para que as unidades sejam trazidas de Curitiba, apresentadas à equipe do Samu e iniciem a operação nas ruas e rodovias do município já neste mês de abril.

Fotos: Carlos Rodrigues