19 SET 2019
MEIO AMBIENTE

Com essa entrega, Prefeitura realiza maior investimento da história da cidade em renovação da frota; 124 veículos no total

Em um trabalho coordenado pelo prefeito Daniel Alonso, com apoio da Câmara Municipal de Marília, o chefe do Executivo concluiu etapa do Programa de Renovação da Frota Municipal, com a entrega de mais 33 veículos na manhã desta quinta-feira, dia 19. São mais caminhões para coleta de lixo, máquinas pesadas, utilitários e motocicletas.

No total, em menos de três anos, foram adquiridos 124 veículos novos (relação completa abaixo), beneficiando a população por meio das secretarias do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Educação e Saúde, além da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) e Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília).

Somente com esta nova aquisição, com os 33 veículos e mais seis motosserras, foram investidos R$ 4,7 milhões. O resultado imediato é a melhoria dos serviços públicos e a redução dos custos de manutenção com frota.

Participaram do ato solene, que marcou a entrega dos veículos em frente à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, e os vereadores Cícero do Ceasa, Evandro Galete, João do Bar, José Carlos Albuquerque e Professora Daniela.

Secretários municipais, assessores, servidores municipais, empresários que têm acompanhado o trabalho do prefeito Daniel e reconhecem os avanços no município, lideranças da comunidade e público que passava pelo centro também participaram.

“Cada centavo que entra nos cofres da Prefeitura é analisado com muita responsabilidade e investido para que possamos obter o melhor resultado. É gestão com compromisso. Até o final desse ano, vamos bater a casa de R$ 170 milhões investidos, com apenas 30% de financiamento”, disse Daniel Alonso.

O prefeito lembrou ainda que sem fazer investimentos, a cidade não cresce e não oferece serviços públicos de qualidade. Com o recapeamento de ruas, que será feito (utilizando parte dos R$ 23 milhões em crédito autorizado pela Câmara), haverá economia mensal de cerca de R$ 1 milhão com a redução drástica da necessidade de operação tapa buracos.

FOCO NO TRABALHO

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, mencionou a relação de autonomia, fiscalização com responsabilidade e apoio às ações da Prefeitura de Marília. “É preciso deixar o prefeito trabalhar. É preciso somar porque o nosso país vive um momento muito difícil e ajudando, já não está fácil, por que atrapalhar? Eleição é só no ano que vem”, desabafou o vereador.

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, que responde pela secretaria que recebeu a maior parte dos investimentos desta quinta-feira, agradeceu a confiança e perseverança do prefeito Daniel Alonso e a sua equipe.

“Manter uma cidade limpa não é uma tarefa fácil. Mas, quando assumimos, foi isso que o prefeito nos pediu. Firmamos esse compromisso e o prefeito não mediu esforços de nos dar as ferramentas. Hoje estamos recebendo esses importantes recursos. Nossa gratidão aos meus colegas servidores, ao prefeito e à Câmara Municipal”, disse Vanderlei.

Em 2017, quando teve início o Programa pelo Prefeito Daniel Alonso, a frota de praticamente todas as secretarias estava sucateada. A cidade só tinha três caminhões de lixo (desgastados com ato custo de manutenção). Hoje, são 14 caminhões em operação, sendo 11 novos.

PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DA FROTA (A partir de 2017)

EDUCAÇÃO – 28 veículos

• 13 vans
  • 09 ônibus e micro-ônibus