19 MAI 2017
Marília sedia Campeonato Brasileiro de Gueitebol neste fim de semana

Marília sedia neste final de semana, na sede campestre do Nikkey, o 34º Campeonato Brasileiro de Gueitebol. Estarão na cidade cerca de 1.000 atletas de 12 Estados. O evento começa no sábado (20), com abertura às 08h prosseguindo no domingo. Neste ano, serão homenageados 26 atletas (de 88 a 94 anos) que também estarão jogando. Marília já havia sediado a 30ª edição do Campeonato, em 2013. O evento conta com apoio da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

O torneio é promovido pela União dos Clubes de Gueitebol do Brasil – Jornal São Paulo Shimbun com realização do Nikkey de Marilia e Liga de Gueitebol da Alta Paulista. Na cidade, estarão participando cerca de 1.000 atletas de 10 a 94 anos de idade, representando 17 regionais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso Sul, divididos em três categorias:  Prata – Livre, Categoria Ouro – 60 Anos; e Categoria Diamante – 72 Anos.

O Gueitebol foi criado em 1947 no Japão. É jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e de 15 a 20 metros de largura. É jogado por dois times (vermelho e branco) de cinco jogadores cada um. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de Gueitebol tem duração de 30 minutos.

CONGRAÇAMENTO

O presidente do Nikkey de Marília, Keniti Mizuno, em nome de toda a diretoria, parabenizou as entidades que estão organizando o Campeonato Brasileiro e também desejou boas-vindas aos atletas e demais componentes das delegações.

O dirigente lembrou que, pela dimensão do torneio (serão cerca de 1.500 visitantes – entre atletas, dirigentes de delegações e familiares), a cidade de Marília terá uma grande movimentação econômica neste fim de semana. “Quase todos os hotéis estarão lotados e, no sábado à noite, as equipes estarão jantando em restaurantes. Portanto, estarão contribuindo com o desenvolvimento de Marília”, afirmou Keniti Mizuno. A diretoria do Nikkey Marília também destacou o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, parabenizou o trabalho da diretoria do Nikkey Clube de Marília e colocou a secretaria sempre à disposição para parcerias para fortalecer o esporte.