01 JUL 2015
AGENDA CULTURAL
Exposição Pura Arte é destaque no Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária

Após encerramento da Exposição do Mapa Cultural Paulista – Fase Municipal onde 6 artistas e fotógrafos foram selecionados, no dia 02 de julho, a partir das 10h, o Polo Cultural da Sala de Embarque da Rodoviária abre sua quarta exposição, ‘Pura Arte’, do artista plástico Ricardo dos Anjos, da cidade de Bastos – que também esteve em cartaz no Marília Shopping por um mês.

Promovida pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição conta diversas telas que irão proporcionar aos visitantes a oportunidade de apreciar obras diferenciadas, vibrantes e modernas que propõem um diálogo com os apreciadores da arte.

Com capacidade para 120 pessoas, protegida do vento e do frio, a Sala de Embarque possui 250m2, e dispõe de acesso à Internet, sanitários, dispositivos para carregar baterias de celulares, TVs coloridas e ainda um amplo espaço para as exposições que com certeza faz toda a diferença, pois abriga obras de artes e fotografias, harmonizando ainda mais o local, tornando-o muito agradável.

“O Espaço Cultural conta com um calendário permanente de exposições realizadas pela Secretaria da Cultura com artistas das mais diferentes formações, como forma de estimular diferentes percepções, olhares e emoções em nossos visitantes e receber o grande artista Ricardo é um grande prazer”, destaca Antônio Carlos Nasraui, Diretor da Emdurb, responsável pelo espaço.

“Inaugurado em setembro do ano passado, este moderno espaço tem se tornado um centro irradiador de cultura com as belíssimas exposições que montamos, além é claro da população que pode conhecer um pouco mais das obras e artistas não só de Marília como da região”, enfatiza Taís Monteiro, Secretária da Cultura de Marília.

Com entrada franca, a exposição ‘Pura Arte’, permanece por um mês e pode ser visitada diariamente das 5h à 1h da manhã , ou seja, os usuários, passageiros e demais interessados tem praticamente o dia todo para, enquanto aguardam o horário de embarque,apreciar a exposição.

Sobre o artista

Na infância quando morava na zona rural, Ricardo dos Anjos, por falta de recursos financeiros para aquisição de materiais próprios desenhava no chão em pedaços de tábuas, demonstrando que a falta de recursos não iria impedi-lo de expressar a arte que já fluía pelos poros. Em 1995 começou a produzir seus primeiros trabalhos de pintura em óleo sobre tela, mas ainda sem muito domínio técnico.

Mas, em 1998 começou a se dedicar mais a arte buscando conhecimento com o Mestre Josué Pantaleão Artista plástico renomado, fazendo com que se tornasse professor de pintura alguns anos mais tarde.

Ricardo expõe suas obras anualmente durante a realização da tradicional Festa do Ovo em Bastos, ocasião em que o público tem a oportunidade de apreciar a confecção ao vivo de tela utilizando a técnica de unir cola com areia (arte com cola).

Detém os títulos de Membro Acadêmico Junto com a medalha de Membro da Confederação Brasileira de Letras e Artes – CONBLA; Embaixador da Paz ORGARON e Membro do Instituto Histórico; Comendador com o colar herói maior Bento Gonçalves da Silva e Genealógico do Grande ABC – IHGG, entidade ligada a CONBLA e certificado de delegado Regional para o centro-oeste e oeste-paulista pela entidade.

Fazendo parte ainda, como mostra permanente, a Exposição Fotográfica “O passado no presente” de Érica Montilha faz um trabalho maravilhoso de fusão de imagens do município do passado com o presente, totalizando 25 fotos. Conta também com uma mostra fotográfica de Dagoberto Corrêa que registrou imagens da própria rodoviária.

Artistas e fotógrafos interessados em expor neste novo espaço devem fazer contato com a Assessora Técnica e curadora das exposições deste polo cultural, Denise Campos na Secretaria Municipal de Cultura através do telefone 3402-6600.