01 JUL 2014
AGENDA CULTURAL
Exposição “Descanso do Avesseiro” será realizada no Marília Shopping, com o apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Cultura – e em parceria com o Marília Shopping abrem no dia 3 de julho, quinta-feira, às 19h30min, no novo Espaço Cultural do Marília Shopping, a Exposição “Descanso do Avesseiro”, do artista Sérgio Doretto.

Sérgio iniciou os trabalhos como artista com o desenho simbólico e uma linguagem intuitiva em 1980, onde propôs uma imagem diferenciada do ponto de vista da observação da realidade dos objetos. A fim de aprimorar os critérios técnicos e didáticos do ensino das artes plásticas, se formou em Educação Artísticana UNIMAR (Universidade de Marília) em 1996.

Sua primeira exposição de desenho individual com aproximadamente 20 obras foi em 1986, na Biblioteca Municipal de Marília, a convite de José Luis Barbieri, por ocasião do lançamento de seu livro de poesias quando serviu de amadurecimento para sua vida social artística. De lá para cá, foram inúmeras exposições, tanto coletivas quanto individuais.

Tendo cursado com Manoel Joaquim Pires a arte da fotografia, foi fotógrafo free lance de 1987 a 1996. Fotografava eventos em geral que principalmente lhe serviu para desenvolver visão artística fotográfica, ou seja, usava fotografia do ponto de vista artístico nas colagens, outra técnica que o artista trabalha. Também foi coordenador do 1º Concurso de Fotografia “Presença de Cena” da Delegacia Regional de Cultura de Mar em 96 e da 1ª Mostra de Fotografia “Viajando por uma Lente” da extinta Delegacia Regional de Cultura de Marília, em 97.

O artista mariliense participou e se destacou também em outras exposições e projetos: com colagem no Mapa Cultural Paulista, Fase Municipal e Regional, em 2001, com fotografia em 1998, 2000 e 2001, 2011 e Fase Municipal em 2009 e ainda em 2011 com poesia. Diversas vezes da Exposição de Artes Plásticas “Marília através de seus artistas”, a princípio na Câmara Municipal e depois na Galeria Municipal de Artes, Fisk, Unesp, Correios, Lojas Milani, Estoril Hotel, Univem, Casa do Médico, Supermercado Pão de Açúcar, diversas no CCBEU, onde fez a última, por enquanto, a Exposição “Disposições de imagens remanescentes”, e muitas outras.

Sérgio participou ainda como jurado em Salões, inclusive em caráter internacional. Ministrou diversas palestras, cursos e oficinas de desenho simbólico, pintura, colagem, modelagem em arame, esta última pela Oficina Cultural “Tarsila do Amaral”. Criou cenários de teatro, ilustrou folders de Encontros e Seminários na UNIMAR, cartela da Zona Azul, ganhou menções honrosas em concursos de poesia, entre outros trabalhos, e foi membro atuante do Conselho Municipal de Cultura por vários anos.

Doretto sustenta que a imagem tem uma importância quando participa de um processo de deflexão com a memória pré- estabelecida. “O gosto pelo desenho simbólico demonstra a grande participação entre o fator social e a individualidade, mostrando que o desenho intuitivo é de grande importância visto que faz um paralelo de analogia entre o convívio em sociedade e com o seu próprio eu”, diz.

Todas as orientações decorrentes deste convívio formam o grande esquema mental que o indivíduo artista propõe: dialogar através da formalização de seus princípios e de seus trejeitos como determinante artístico dentro de um estilo. Este tem sido o grande norteador característico do trabalho de Sérgio Doretto.

A Exposição “Descanso do Avesseiro” conta com aproximadamente 20 obras. O artista faz questão de monitorar algum período que estiver disponível, durante a visitação que permanece até o dia 28 deste mês – no horário comercial do Marília Shopping, pois gosta muito de intrigar os visitantes e dialogar sobre suas obras.

Mais informações sobre a Exposição podem ser obtidas com a Secretaria Municipal da Cultura pelo telefone: (14) 3402-6600.

Texto: Assessoria de Imprensa

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
17 ABR 2024 - 11h30
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios