27 FEV 2014
Transporte coletivo: reunião define mudanças para beneficiar usuários

Uma reunião entre a Emdurb (empresa municipal responsável pela fiscalização) e representantes das empresas Grande Marília e Sorriso, definiu a implantação de mudanças no transporte coletivo e que têm por objetivo acabar com a superlotação que está ocorrendo nos horários de pico, prejudicando os usuários.

A partir da próxima semana serão colocadas em prática alterações nas linhas de maior fluxo de usuários: Nova Marília II (2º Grupo), na zona Sul; e Parque das Nações (zona Norte). “A preocupação do prefeito Vinicius e nós da Emdurb é que ocorra sempre uma prestação de serviços com qualidade e nós exigimos sempre isso das empresas”, afirmou o presidente, Cléber Pinha Alonso.

No caso da zona sul, entre 17h30 e 19h00, o intervalo de saída dos coletivos no Terminal Rodoviário Urbano será reduzido de 10 para 8 minutos. Isso vai representar um acréscimo de mais três ônibus, transportando um maior de usuários.

Além disso, esses veículos só poderão ter no máximo 15 passageiros em pé (o contrato firmado na administração passada previa o transporte de até 50 usuários nessas condições). O prefeito Vinicius recebeu muitas reclamações de que os coletivos já saíam completamente lotados, prejudicando quem aguardava nos primeiros pontos após o terminal.

LINHA ESPECIAL – A empresa também estará criando uma linha especial (“seccionada”) no sentido bairro-centro e vice versa, também nesse horário de maior movimento (17h30 às 19h00). Os ônibus não passarão pelo Terminal Urbano, mas apenas próximo daquele local, garantindo mais rapidez e ao mesmo tempo conseguindo atender aqueles usuários que normalmente ficavam no ponto já que os coletivos saíam lotados do terminal.

“O ônibus sai da Nova Marília, chega até a avenida Ipiranga, próximo ao terminal e já retorna para o bairro, passando pelos pontos onde os passageiros estariam esperando os coletivos do terminal. Assim, a volta será mais rápida e ao mesmo tempo beneficiando aqueles passageiros que muitas vezes ficam no ponto porque os ônibus passam lotado logo que saem do terminal”, explicou o presidente da Emdurb, Cleber Pinha Alonso.

ZONA NORTE – A atenção especial na região será a linha do Parque das Nações, a última e também a mais longa da região. A empresa também estará reduzindo o tempo de intervalo entre os ônibus que saem do terminal para oito minutos e, dessa forma, também vai garantir um transporte mais ágil. A determinação da Emdurb, de no máximo 15 passageiros em pé, também está valendo e será fiscalizada.

“Nós esperamos que, com essas medidas, a superlotação deixe de ocorrer, mas também determinamos à Emdurb que faça uma pesquisa de satisfação dos serviços junto aos usuários para levantar outras sugestões, principalmente quanto a linhas, horários e o atendimento dos motoristas e cobradores”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.

Assessoria de imprensa

Foto: divulgação