22 MAI 2019
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Local conta agora com 185 espécies e possui cerca de 280 mil mudas de árvores nativas, frutíferas, paisagismo, medicinais e de subsistência

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está diversificando e ampliando o número de espécies de mudas no Viveiro Municipal, que fica na avenida Benedito Alves Delfino, 205, próximo à Fundação Bradesco, no Distrito Industrial, zona norte da cidade.

Anteriormente eram 125 espécies e agora chegou a 185, com mudas de árvores nativas, frutíferas, paisagismo, medicinais e cultura de subsistência, com cerca de 280 mil unidades.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, disse que o objetivo da ampliação e da diversificação é ofertar à população e ao produtor rural um leque mais abrangente de espécies, trazendo renda, embelezamento e caráter terapêutico, além de propriedades melíferas (específicas para atrair abelhas).

“Estamos reformando e remodelando o nosso Viveiro Municipal. Para isso estamos contando com todo respaldo do prefeito Daniel Alonso, que nos dá liberdade para fazermos as melhorias e adequações necessárias no local. A nossa intenção é ajudar na arborização de logradouros públicos, como praças, canteiros centrais, rotatórias, escolas e vales, além de doar mudas ao munícipe para a arborização do calçamento”, disse o secretário.

Confira abaixo algumas espécies de mudas que estão disponíveis no Viveiro Municipal:

Nativas – Oiti, jacarandá mimoso, jequitibá, ipês rosa, branco e roxo, canafístula, cabreúva, sangra d´água, sabão de soldado, embaúba e ligustro, entre outras.

Frutíferas – Bacupari, araçá, ameixa amarela, jaca, acerola, pitanga, goiaba, jambo, jambolão e figo, entre outras.

Paisagismo – Primavera, tagete, sapatinho do diabo, trapoeraba roxa, bico de papagaio e Onze Horas, entre outras.

Medicinais – Cambará, cidreira, citronela, guaco, carqueja, boldo, melissa, jambu (agrião-do-pará) e babosa, entre outras.

Cultura de subsistência – Mamão, pimenta, pitaia, pepininho para conserva e maracujá, entre outras.

O Viveiro Municipal, que fica na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. O telefone para mais informações é o (14) 3408-2130. O local é aberto também para visitação de escolas, colégios e universidades, mediante agendamento prévio.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

22/05/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura diversifica e amplia em mais 60 espécies de mudas no Viveiro Municipal