29 NOV 2013
Museu de Paleontologia de Marília completa 9 anos

Semana de festa para o Museu de Paleontologia de Marília que completou na segunda-feira (25) nove anos de atividades. Grande atrativo cultural da cidade, o museu é reconhecido em todo o país por estar associado a grandes descobertas de fósseis, que levam o nome da cidade para o mundo todo.

“O museu é único em todo o oeste paulista e o segundo do interior com exposição de fósseis. Recebemos diariamente pessoas da cidade, da região e até de outras partes do Brasil e do exterior”, disse o coordenador do museu e paleontólogo, Willian Nava.

Desde 2009 o serviço conta com convênio com o governo do Estado de S. Paulo através do projeto do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) “Lugares de Aprender: a escola sai da escola”, que tem trazido ao museu milhares de crianças e jovens de ensino médio e fundamental. “É um contato fundamental, extremamente rico, afinal, os alunos mantém um outro contato com a história fora da sala de aula. A equipe do Museu de Palentologia é preparada para desenvolver junto aos estudantes esse trabalho pedagógico com muito seriedade e compromisso”, revelou Nava.

O coordenador reiterou ainda que o museu conta com parcerias técnico-científicas com instituições e museus principalmente do Rio de Janeiro, que trabalham com fósseis coletados em Marília. “Neste ano outra conquista importante: firmamos uma parceira com o Departamento de Ciência da Informação da UNESP Marília, que vai digitalizar todo o acervo de matérias de jornais e revistas produzidos ao longo desses 20 anos de escavações , desde o início, em 1993, perpetuando assim a divulgação da nossa história. Existe ainda a expectativa para o lançamento de um livro e um gibi que ajudarão a divulgar o nosso trabalho na paleontologia, em parceria com a Livraria Milani. O livro e o gibi deverão se lançados em abril de 2014, durante a comemoração do aniversário de Marília”.

Atualmente a equipe do Museu de Paleontologia é composta pelo coordenador e paleontólogo William Nava e pelas monitoras Izabel Brandão, Márcia Saoncella, Keila Neves e Anne Cardoso.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024