05 JUL 2013
Família de Marina Moretti será homenageada domingo no sorteio das casas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), confirmou uma homenagem especial à família da professora Marina Moretti Ferreira, cujo nome foi repassado ao conjunto de casas populares a ser entregue em novembro, na zona norte de Marília.

As casas serão sorteadas no próximo domingo, às 10 horas, no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal. “Será uma grande honra homenagear esta família de pioneiros que contribuíram muito para o desenvolvimento de Marília”, destacou o presidente da Emdurb, Cléber Pinha Alonso.

Marina era filha de Emílio Moretti e Julia Zachi Moretti. Imigrantes italianos que chegaram à Marília no início da urbanização. Encantado com o rápido progresso da cidade, Emílio decidiu ingressar no ramo da construção. Em pouco tempo, se tornou o construtor mais requisitado por famílias interessadas em se mudar para o município. Isso devido ao dinamismo, com trabalho inclusive aos domingos e feriados,

Marina Moretti nasceu em 13 de abril de 1932.  O esforço profissional do pai proporcionou a condição de estudar no Colégio Sagrado Coração de Jesus e depois concluir o curso de Pedagogia na Associação de Ensino de Marília, atualmente Unimar. Foi professora na zona rural e em várias escolas da cidade.

Em 1955, se casou com o major Avestil Justo Ferreira, com quem teve quatro filhos (Gustavo, Murilo, Danilo e Juliana) e sete netos.

Além da dedicação como professora, Marina teve atuação marcante em atividades filantrópicas. Em 1977, se aposentou como educadora e passou, com isso, a se dedicar as diversas atividades sociais, filantrópicas e religiosas.  Destacam-se a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Amizade do Rotary Club Marília Leste e equipe de casais de Nossa Senhora. Também foi grande colaboradora da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília.

Marina Moretti faleceu em 16 de outubro de 2001, aos 69 anos de idade.