06 MAI 2013
Secretaria de Esportes intensifica parceria com Grupo de Capoeira

O secretário de Esportes e Lazer, Gastão Pinheiro Júnior, e o mestre Edvaldo Pereira dos Santos, do Grupo de Capoeira “Marília Brasil”, acabam de definir um planejamento do projeto de integração da capoeira no município.

“Somos atletas municipais e além das competições oficiais, onde representamos Marília na busca pelas melhores colocações, estamos desenvolvendo um projeto social em vários bairros, como Jânio Quadros, Parque Novo Mundo e Altaneira. Cerca de 120 crianças e adolescentes participam desse estímulo a pratica esportiva, bem como da disciplina social. Também é um sucesso a parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Fundação Casa”, explicou Edvaldo.

O trabalho realizado com crianças a partir dos cinco anos de idade é desenvolvido nos centros comunitários com ótimo resultado, tanto na prática da atividade como na integração social e disciplina escolar. Outro ponto positivo é a valorização da cultura brasileira e a musicalidade.

No próximo dia 26,  o contra-mestre de capoeira”Pepeu” estará em Marília para participar das atividades. Atualmente, ele mora na Rússia. “Pepeu é destaque do Brasil no exterior, graças a capoeira. De origem humildade, ele iniciou na atividade esportiva aos seis anos. Atualmente, aos 29, destaca seu sucesso graças à disciplina da capoeira e a dedicação a essa prática. O passaporte de Pepeu para o mundo foi o talento. Na Rússia, inclusive, está vencendo o preconceito racial através de suas apresentações, onde é muito respeitado”, explicou o mestre Edvaldo Pereira dos Santos.

A professora de capoeira Michele Batista destaca a importância dessa atividade na sua vida. “Se não fosse a capoeira não estaria cursando a faculdade de Educação Física. Participo do projeto, dando aulas e a Prefeitura me oferece uma bolsa de estudos”, disse.

O também professor César Tavares disse que a dedicação é fundamental para aprender a prática da capoeira. “Com isso, a médio prazo já será possível desenvolver as primeiras gingas. Procuramos sempre valorizar a família, a integração social e a dedicação aos estudos. Só quem tem nota positiva pode participar do nosso trabalho”, explicou.

Por fim, o secretário de Esportes Gastão Pinheiro Júnior elogia a técnica da capoeira no projeto do Centro Esportivo de Marília. “A procura é cada vez maior por crianças e adolescentes. Com isso, estamos seguindo a determinação do prefeito Vinícius, de integrar a população através do esporte”, concluiu.

Assessoria de imprensa

Foto Wilson Ruiz