04 MAI 2013
Objetivo é coibir excessos e melhorar a paisagem urbana em Marília

“Marília vem se desenvolvendo e a ordenação da publicidade ao ar livre faz parte da reorganização que a nossa administração vem realizando na cidade. Nossa intenção é fazer de Marília um lugar mais agradável, sem a poluição visual tão comum em vários municípios. A publicidade excessiva além de sujar o ambiente, atrapalha a atenção do motorista no trânsito”, disse o prefeito municipal, Vinícius Camarinha.

Na justificativa do projeto, o chefe do Executivo explica que com a aprovação da lei, passa a ser expressamente proibida qualquer forma de publicidade de interesse particular em áreas públicas pertencentes ao município, ao Estado ou à União, bem como às concessionárias de serviços públicos.

Quanto à colocação de faixas e à distribuição de panfletos, folhetos ou similares estão definidas regras mais restritivas, objetivando a conter os excessos verificados atualmente. Também passa a ser expressamente proibida toda divulgação de publicidade visual em veículos, próprios para propaganda ou não, incluindo a publicidade sonora, propagada através de carros, motos, caminhões, aparelhos de som nas portas de estabelecimentos ou provenientes de outros tipos de equipamentos.

“A nossa proposta também é um anseio antigo da população, muitas pessoas nos procuraram reclamando do volume alto das propagandas em carros de som, do grande número de outdoor e placas publicitárias e em Marília nunca houve critério, uma organização por parte da Prefeitura Municipal. Enviamos para a análise dos vereadores e a proposta deverá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2014, a fim de que as empresas e demais interessados tenham prazo razoável para promover as adequações necessárias”, concluiu o prefeito Vinícius.