25 ABR 2013
Saúde do Trabalhador: Prefeitura promove atividades

A Secretaria Municipal de Saúde  vai promover atividades para marcar o dia mundial de segurança e saúde no trabalho, a ser lembrado neste domingo. Segundo a supervisora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Luciana Caluz Carvalho Pereira, essa data é importante para que toda a população reflita sobre os acidentes graves e fatais que ocorreram com trabalhadores nos últimos tempo. “O objetivo é destacar a importância de ações educacionais, preventivas e até curativas sobre o tema” destacou.

Segundo ela, como Marília tem um potencial forte na indústria da alimentação, metalurgia e construção civil, há uma preocupação grande nesses segmentos. Outro setor, é o trânsito, devido a muitos acidentes no momento do transporte dos trabalhadores.

Nesta sexta-feira, foi realizado na Unimar,  3º Encontro dos Cipeiros. Participaram da organização Prefeitura, Sindicato dos Servidores Municipais, Cerest e a Universidade de Marília. No sábado, haverá panfletagem e campanha educativa no Terminal Rodoviário Urbano, o mesmo ocorrendo na semana que vem em vários setores da cidade.

Luciana destaca a importância da ação:

No ano de 2012, segundo o banco de dados da Finat(Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho) foram registrados 2.468 acidentes no trabalho ou doenças decorrentes de atividades laborais. “Os dados mostram que o sexo masculino é predominantemente mais afetado representando 73,7% dos casos notificados. Embora haja um aumento dos casos envolvendo mulheres, eles representaram apenas 26,3%. Dos acidentes de trabalho ocorridos no município de Marília no ano de 2012, 76,9% foram acidentes típicos, 19,5% acidentes de trajeto e 3,6% doenças ocupacionais. A faixa etária mais acometida é de adultos jovens entre 20-29 anos e o ramo de atividade que mais causa agravos à saúde do trabalhador em nossa cidade é o de Indústrias de Transformação estando inserido neste o ramo de fabricação de produtos alimentícios. Com relação à gravidade, 1.532 casos foram classificados como leves, 683 moderados, 247 graves e 06 fatais”, informou Luciana.

A  Secretaria Municipal da Saúde faz parte da Renast( Rede Nacional Integrada à Saúde do Trabalhador), que por sua vez mantém em nível regional o Cerest(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). A atuação é de forma educacional, assistencial e fiscalizadora. As ações principais são capacitação em saúde pública ou privada, atendimentos especializados para o trabalhador(audiometria, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, acupuntura e segurança no trabalho), inspeções ao ambiente de trabalho para adequação em relação ao exigido pela legislação trabalhista, notificação dos acidentes de trabalho, investigação de todos os acidentes graves e fatais, como o acompanhamento do estado de saúde das vítimas além da atualização do banco de dados.

O Cerest pode ser utilizado por todos os trabalhadores, com carteira assinada ou não. Elem devem procurar o atendimento numa Unidade Básica de Saúde e, se for o caso, haverá o encaminhamento para o centro. Os profissionais que atuam são enfermeira do trabalho, enfermeira assistencial, engenheiro do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral/acupunturista, médico ortopedista, psicóloga, técnico em enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho e terapeuta ocupacional.

Também há ação da Cist(Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador). Uma vez por mês, representantes de sindicatos e da saúde se reúnem para debater o tema, visando adotar ações para combater o problema.

O programa tem como meta zelar pela saúde nos ambientes e nas relações do ser humano com o trabalho, promovendo saúde e eliminação dos fatores de risco. Há uma ligação direta com o sistema produtivo, força de trabalho, questões ambientais e seguridade social.

O Cerest desenvolve um programa de atenção básica, especializada e hospitalar, mantendo um alerta especial de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. O   trabalho é preventivo. Os fiscais quando  visitam as empresas, exigem vários documentos, que precisam estar sempre atualizados.

Em Marília, a informações podem ser passadas ao CEREST, na rua Sergipe nº895, ou pelos telefones 08007706510 ou 34134975. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas.

Luciana Caluz lembra a responsabilidade do trabalhador em relação a questão. “No momento de relatarem o ocorrido, os empregados não devem ter medo de relatar ocorrido. É a partir desse dado, que poderá ser traçado um planejamento para uma ação preventiva e educativa”, finalizou.

Foto Wilson Ruiz