23 ABR 2013
CULTURA
Como forma de prestigiar a arte urbana, o Marília Shopping recebe a abertura oficial do Projeto GrafiArte

Desde os tempos mais remotos o ser humano faz inscrições nas paredes. Como forma de comunicação ou arte, de pinturas rupestres às grandes painéis urbanos, o homem tem deixado a sua marca através da história. É o grafite que, ao contrário da pichação, é baseado em desenhos. Todasas letras e figuras utilizadas nas pinturas são pensadas, desenhadas e coloridas cuidadosamente, para que representem aquilo que o artista quer mostrar, criando um movimento de ocupação e manifestação da nossa cultura.

Com grandes representantes, o grafite brasileiro ganha cada vez mais espaço e, atualmente nossos artistas são chamados para montarem exposições em diversas partes do mundo, transformando nossa arte em uma das melhores do mundo.

Para homenagear aqueles que transformam nossas ruas em museus e nos convidam a sair da rotina e sonhar, a Prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Cultura em parceria com o Marília Shopping promovem o projeto GrafiArte.

O projeto que irá trazer renovação aos principais pontos da cidade expressado no tema Marília, terá sua abertura oficial no dia 25 de abril (quinta-feira), às 19h30 na praça de eventos do Marília Shopping.

Para a secretária municipal da Cultura, Tais Vanessa Monteiro, este evento cumpre uma função social porque oferece publicidade a arte das ruas e busca valorizar esse artista.

“O grafite é uma expressão cultural que tem como essência as ruas e a própria contracultura. É uma forma que os artistas tem de expressar suas idéias, sonhos, alegrias e até frustrações pelos muros da cidade. Porém, neste evento queremos que além das ruas, eles expressem suas artes em todos os ambientes, pois esse é o sentido da nossa gestão: abrir os ambientes para todos os tipos de arte. Agradeço o Marília Shopping por mais essa parceria, pois a arte em todas suas linguagens modifica a nossa forma de encarar o mundo e de olhar para a diversidade da nossa sociedade”, explica Tais.

No evento, além da exposição de obras dos artistas Fábio Robal; André Jundi; Sidnei Alves e Gabriel Torres de Cerqueira César, haverá apresentação de dança de rua com o grupo Only Street Face; rap com o grupo Expresso Verdade e a apresentação do DJ André Jundi.

Com entrada franca, a exposição permanece no Marília Shopping até o dia 06 de maio, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 19h.

Mais GrafiArte

O Projeto GrafiArte apresenta ainda outras duas programações: intervenção de grafite na rua e apresentação de filme.

A apresentação do filme “Universo do Grafite” será realizada dia 26, às 20h, na sala Municipal de Projeção – que fica na Avenida Sampaio Vidal, 245, entrada pela Avenida Rio Branco.

O filme foi idealizado e realizado pelo multimídia e professor universitário Vlaidner de Lima e faz um passeio pelos novos segmentos do expressionismo urbano, evidenciando o processo de criação de maneira descontraída, desde a idéia até a execução final de uma obra de grafite – utilizando técnicas como stencil, adesivos, aerosolgrafia (spray paint) e lambe-lambe (pôster).

Já a intervenção de grafite será realizada nos dias 27 e 28 de abril, no pontilhão da Rua Bahia – sendo que no dia 27 terá início às 12h e dia 28 às 9h. A ação tem como objetivo preencher todo o pontilhão com a arte dos grafiteiros Fábio Robal, André Jundi, Sidnei Alves, Gabriel Cerqueira César e Rodfel.

A arte do grafite em pontilhões é uma tendência nas grandes cidades do mundo, onde os artistas expressam sua arte em pontos de grande circulação.  Os temas desta arte geralmente retratam o cotidiano da cidade e faz uma crítica social, colorindo ruas, travessas e pontilhões.

Projeto GrafiArte

Abertura oficial: 25/04 às 19h30 na praça de eventos do Marília Shopping

Exposição: Até 06/05 de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 19h

Filme: 26/04 – 20h – Sala Municipal de Projeção