13 MAI 2019
SAÚDE
Prefeitura instala nova cadeira odontológica em USF; mais quatro serão substituídas

USF Julieta, na zona norte da cidade, já está com novo equipamento funcionando

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Programa Municipal de Saúde Bucal), concluiu a instalação e deu início ao uso de nova cadeira odontológica na USF (Unidade Saúde da Família) Julieta, na zona norte da cidade.

Mais moderna e ergonômica para os profissionais, além de confortável aos usuários, o equipamento é o primeiro de cinco cadeiras que serão substituídas ou acrescentadas.

A cirurgiã-dentista Milena Guerreiro Marini, que faz parte da supervisão da Saúde Bucal, explica que as novas cadeiras possuem comandos de acionamento com o pé. Além disso, são produzidas por fabricantes confiáveis e renomados na área da Odontologia.

“É um produto moderno, de extrema qualidade e com recursos importantes para conforto e segurança dos profissionais e usuários durante o atendimento, como o acionamento por pedal, preconizado pela Vigilância Sanitária para manter a assepsia do ambiente clínico. O município conquistou cinco combos odontológicos (também formado por um compressor cada) para modernizar e expandir a assistência”, disse Milena.

Uma das cadeiras deverá ser instalada na futura unidade Vida Nova Maracá, na zona norte da cidade. O processo para implantação está em fase adiantada e envolve, entre outros aspectos, contratação de equipe profissional e parceria de gestão.

CREDIBILIDADE

O prefeito Daniel Alonso destacou que o investimento é fruto de parceiras e da credibilidade conquistada pelo município. “Garantimos essas cadeiras em 2017, em uma emenda parlamentar do deputado federal Walter Ihoshi. Estes benefícios vêm em reconhecimento à gestão séria da Prefeitura de Marília”, disse o chefe do Executivo.

O ex-deputado é atual presidente da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). Na Câmara de Marília, é representado pelo presidente da Casa, vereador Marcos Rezende. Também faz parte da parceria o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

MAIS SAÚDE

Os combos odontológicos foram anunciados no início do ano passado pelo deputado Ihoshi. A emenda total é de R$ 1,7 milhão e, além da Saúde Bucal, inclui ambulância para transporte de pacientes, R$ 400 mil para a Santa Casa de Misericórdia e mais R$ 1 milhão para investimentos em infraestrutura, incluindo pavimentação e mobilidade urbana.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, ressaltou o respeito que a pasta conquistou em Brasília. “Temos várias emendas parlamentares se consolidando. Tem na Saúde Bucal, nos transportes e na contratação de cirurgias. Devemos isso a pessoas sérias que trabalham por Marília, como o prefeito Daniel Alonso, a ex-secretária Kátia Santana e aos vereadores comprometidos”, afirmou o titular da Saúde.

Fotos: Júlio César de Carlis