18 DEZ 2019
SAÚDE
Campanha “Fique Sabendo” faz quase mil exames para HIV, Sífilis e Hepatites virais na cidade
Testes foram feitos em intervalo de cinco dias, durante ações do SAE e das unidades de saúde do município

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou o resultado da Campanha “Fique Sabendo - 2019”, promovida no início deste mês. A ação envolveu equipes do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e também da rede básica de saúde. Foram realizados quase mil testes para HIV, Sífilis e Hepatites virais.

Orientada pelo Ministério da Saúde, a campanha anual acontece em todo o país com o objetivo de ampliar o diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV. A proposta é que a pessoa com a doença tome conhecimento e inicie tratamento.

As ações são intensificadas durante pelo menos uma semana em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Todos os pacientes que tiveram resultados positivos já foram notificados e encaminhados para atendimento contínuo.

O relatório apontou total de 299 exames de HIV (dois positivos), 281 para sífilis, com oito positivos; 192 exames testes rápidos para Hepatite B e 197 para Hepatite C, sendo um positivo para o vírus C.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, explica que o município intensificou um trabalho que já faz parte da rotina.

“As unidades trabalharam na rotina de seu atendimento, chamando a atenção do público que vai às unidades de saúde. As USFs (Unidades Saúde da Família) Cavalari, Toffoli, Santa Antonieta II, Argolo Ferrão, Figueirinha e Palmital se destacaram na campanha deste ano”, disse a enfermeira.

Conforme o balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, foram realizados no total 969 exames com a estratégia voltada para a rotina das unidades de saúde. “É um dado que reforça à população: devemos entender que o SUS oferta serviço de qualidade. Os testes rápidos estão disponíveis nas unidades de saúde o ano todo não apenas na campanha”, disse.

SAE

A unidade especializada de Marília, que passou por readequação este ano visando atingir melhores resultados, somou 299 testes realizados. “Isso demonstra o compromisso da equipe em atender e fazer o melhor por aqueles que buscam atendimento. Nossa gratidão a todos”, disse Alessandra.

Fotos: Divulgação / PMM