02 JAN 2020
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Retrospectiva 2019: Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude faz balanço positivo do ano de 2019
SELJ realizou diversos eventos e teve como objetivo a democratização do acesso ao esporte

Há três anos à frente da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), Eduardo Nascimento, faz um balanço positivo das ações da pasta durante o ano de 2019 em relação a eventos, valorização do atleta e, principalmente, na democratização do acesso às práticas esportivas pelo Projeto Social.

O titular da pasta destacou que o ano foi bem movimentado em Marília para o esporte devido aos dois grandes eventos que aconteceram em 2019 – Jogos Abertos da Juventude e Jogos Abertos do Interior -, os quais envolveram toda a estrutura da Prefeitura e apoio das forças vivas da cidade.

“Ano passado para o esporte em Marília, dentro do nosso pequeno orçamento, com uma equipe pequena, mas competente, realizamos dois grandes eventos no mesmo ano, feito que poucas cidades conseguiram fazer. Mas destaco que nossa agenda não foi marcada apenas pelos grandes eventos. Em ordem cronológica em janeiro realizamos a Copa São Paulo de Futebol, trouxemos o vôlei Sesi/Bauru para disputar partida pela Liga no município. Já fevereiro/março e abril focamos nos nossos festivais internos – basquete, natação, futebol, vôlei e outras modalidades. Em maio focamos na organização da 36ª edição dos Jogos Abertos da Juventude que aconteceu no mês de junho. Já em Julho participamos dos Jogos Regionais de Assis e conquistamos mais uma vez o primeiro lugar geral, só com atletas da cidade, valorizando nossos meninos e meninas.  Importante ressaltar que durante o ano também auxiliamos – sempre que possível- atletas a participarem de competições oficiais de cada modalidade. Os meses de agosto e setembro também tivemos como objetivo buscar parcerias para os Jogos Abertos do Interior, visitar alojamentos e recepcionar os participantes do evento. Já em outubro continuamos atender a demanda dos Jogos Abertos do Interior, mas também participamos dos Jogos Estaduais Infantil com 59 atletas de base e dos Jogos Regionais do Idoso. Em novembro realizamos o maior evento da América Latina, que envolveu 17 mil pessoas e foi realmente um sucesso. Em dezembro para finalizar o ano realizamos o festival Vem quem quer. Acredito que estamos no caminho certo. Voltamos aos calendários dos grandes eventos esportivos e temos como política a valorização do nosso atleta”, afirmou o secretário Eduardo Nascimento

Projetos Sociais

Ainda em 2019 a SELJ ampliou o número de vagas do Projeto Social Esportivo, que atende hoje 3.000 pessoas em diferentes 24 modalidades esportivas. Todas as atividades são gratuitas e atende todas as faixas etárias.

A SELJ também implantou o projeto de Cinesioterapia, o qual atende a população gratuitamente. Mais informações sobre as modalidades pelo telefone: 3401-2030.

“Nosso objetivo principal é democratizar o acesso às práticas esportivas, por aumentamos o número de vagas de 2 mil para 3 mil no decorrer do ano e estamos sempre tentando atender às demandas da população. A Cinesioterapia começamos a oferecer em 2017 e também estamos aperfeiçoando, pois contamos com uma excelente profissional da área que é a Cláudia Tedde”, explicou Nascimento.

Parcerias

O secretário também destacou a importância dos parceiros, como é o caso da Unimed Marília. “Em 2019 em parceria com a Unimed inauguramos a academia ao Ar Livre do Tatá e a pista de skate no local. Faço questão de agradecer toda a diretoria da Unimed nas pessoas do Dr. Cleber e Dr. Marangão por todo apoio ao esporte mariliense.”

Também foi assinado o ano passado convênio com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para o desenvolvimento do Projeto Atleta do Futuro, atendendo nas modalidades futebol e atletismo aproximadamente 300 crianças e jovens.

O projeto Esporte para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Caixa Econômica Federal, atende moradores dos bairros faixa 1 do Programa Minha Casa Minha vida com futebol e alongamento. Os locais assistidos com o projeto são: Altos do Nova Marília, São Bento, Trieste Cavichioli e Marina Moretti.

O projeto teve inicio em agosto de 2019 e atende aproximadamente 200 pessoas entre crianças, jovens e adultos. “Este projeto é fundamental para a democratização do esporte. Quero agradecer à secretária Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social) pela parceria porque levamos atividades nos locais que não têm. Tenho certeza que vamos colher bons frutos com o projeto”, disse Nascimento.

Emendas Parlamentares

Em 2019, a SELJ conquistou duas emendas parlamentares. Uma emenda é do deputado federal Capitão Augusto (PL) no valor de R$ 200 mil e será destinada para realização de um grande Festival Esportivo – no mês de abril - para o público do Projeto Social Esportivo.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) também enviou uma emenda para a reforma do Poliesportivo do Tatá. O recurso de R$ 300 mil já foi empenhado e agora aguarda os projetos arquitetônicos e orçamento para o desenvolvimento.

Eduardo Nascimento explica que há emendas e projetos em andamento, sendo que uma delas é a do ex-deputado federal Beto Mansur, a qual visa infraestrutura para reforma do Poliesportivo do Vila Altaneira no valor de R$ 300 mil e está somente aguardando junto ao setor de Planejamento Urbano o orçamento para liberação da verba para início da contratação de empresa para realizar a reforma.

O secretário destacou ainda que, sem o apoio do prefeito Daniel Alonso, nenhuma ação da pasta se concretizaria. “Quero agradecer ao prefeito Daniel pelo olhar para o esporte e por apoiar todos nossos projetos com incentivo e entusiasmo. Tenho certeza que investindo em esporte estamos valorizando as pessoas. Portanto estamos no caminho certo”, finaliza Nascimento.

Fotos: Christian Cabrini/SELJ