O prefeito Daniel Alonso entrega oficialmente neste sábado, dia 4 de janeiro, a USF (Unidade Saúde da Família) “Vida Nova Maracá Dr. Donaldo Cerci da Cunha”, numa parceria inédita com a Unimar (Universidade de Marília). O local será referência para atendimento a até 4.000 pessoas. Solenidade está marcada para as 9h30.
Localizada à rua Everton Ricardo da Silva, 535, no Maracá III, o prédio é amplo e moderno. Conta com consultórios médico, de enfermagem e odontológico; têm banheiros com acessibilidade, salas de vacina, de acolhimento e de inalação.
O prefeito Daniel Alonso, em recente visita ao local, destacou a importância do investimento. “Foram construídas 9 mil casas no Maracá e imediações, ou seja, uma ampliação de moradias muito grande em curto intervalo de tempo. Assumimos o compromisso de trazer serviços públicos e estamos vencendo esse desafio”, disse Daniel.
O prédio da USF “Vida Nova Maracá – Dr. Donaldo Cerci” foi edificado pela Construtora Pacaembu, responsável pelo empreendimento residencial. A obra foi entregue à Prefeitura, que trabalhou para equipar e adequar às necessidades da equipe de profissionais, que são vinculados à Unimar. O formato de convênio é inédito em Marília.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, explica que a forte parceria com a Unimar permitirá ainda mais serviços à população. “Todos sabemos da importância de uma universidade como parceira. Há um grande potencial de ofertar atendimento, através da residência médica e multiprofissional”, disse Mustafá.
VIDA NOVA
Conforme explica a enfermeira Mirian Lara Veronez Bassini, responsável pela nova unidade, a USF “Vida Nova Maracá” terá como diferencial da rede “Saúde da Família” a disponibilidade de especialistas em breve.
“Teremos, por exemplo, pediatra e ginecologista. É uma parceria que teremos com a Residência Médica e a disponibilidade, evidente, está relacionada com a volta às aulas na Unimar. Mas podemos adiantar que será um ganho muito grande à população”, destacou.
As quatro mil pessoas que serão atendidas, explica a enfermeira, estão nos bairros Montana II, Maracá II e III. Os demais moradores serão referenciados para a USF Maracá - “Dr. Roberto Ryuity Mizobuchi”, que já teve obra finalizada e será instalada no cruzamento das ruas Josefa Pereira Alves e Honório Queiroz Coutinho, Maracá I.
Conforme explica o prefeito Daniel Alonso, este ano,a população dos novos residenciais localizados no distrito de Padre Nóbrega contarão com duas Unidades de Saúde da Família, três escolas (berçário, infantil e fundamental), além de outras melhorias.
HOMENAGEADO
Cidadão Mariliense reconhecido pela Câmara, por mérito, em 2007, o médico Donaldo Cerci da Cunha nasceu em 1941 no distrito de São Luis do Guaricanga, município de Presidente Alves (SP). Em 1945, sua família mudou-se para Jaguapitã, norte do Paraná. Os pais, Antonio da Cunha Filho e Leonor Cerci da Cunha, lavradores, viram ali oportunidade de progresso econômico, acompanhamento o desbravamento da região.
Em 1956, com a finalidade de prover educação aos filhos, o casal mudou para Marília SP. Na época, Donaldo tinha 16 anos e começou a trabalhar em oficina eletrotécnica e posto de combustível, atividades que conciliava com os estudos à noite.
De volta ao Paraná, cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e fez residência médica em ginecologia e obstetrícia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também fez doutorado.
Obteve o título de especialista em ginecologia e em obstetrícia pelo Conselho Federal de Medicina, em 1984. Especializou-se em gestão estratégica de Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV – RJ, 2004-2005).
Dr. Donaldo atuou na Associação Feminina de Marília – Maternidade Gota de Leite, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Hospital das Clínicas, Hospital Materno-Infantil, e dezenas de outras entidades, onde sempre teve papel de destaque.
Faleceu em Marília, em junho de 2018, deixando a esposa Cleide Quiles Cunha e duas filhas: Mariana e Carolina, além de um grande legado à Medicina e a população mariliense.
Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM