14 FEV 2020
CULTURA
Agentes culturais de Marília, Assis e Ourinhos se reúnem para discutir recursos do Estado
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4
Encontro mobilizou 20 agentes culturais de diversos segmentos, como a música, teatro, arte cênicas, produção audiovisual e hip-hop

Agentes culturais de Marília, Assis e Ourinhos se reuniram na noite desta quinta-feira (13) para participar da “3ª edição da Caravana da Descentralização”, que ocorreu no Galpão Cultural em Assis (distante 75 quilômetros de Marília).

O encontro mobilizou 20 agentes culturais de diversos segmentos, como a música, teatro, arte cênicas, produção audiovisual e hip-hop. A ação teve objetivo de discutir a divisão do investimento da Cultura Estadual entre as mais de 600 cidades do Estado de São Paulo.

Estavam presentes coletivos e organizações como o Circus (Circuito de Interação de Redes Sociais), NPEC (Núcleo de Pesquisa Em Expressão Corporal), Sala 33 e Oeste Cinema. Durante a Caravana, os mobilizadores culturais abordaram pautas como a regionalização e descentralização do orçamento da Cultura.

Uma das críticas apresentadas na terceira edição da Caravana é o baixo orçamento da Pasta no Governo do Estado. A Secretaria Estadual da Cultura consome 0,26% do orçamento total, ou seja, cerca de R$ 816 milhões de R$ 260 bilhões arrecadados em 2019.

Conforme os dados da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a Cultura tinha R$ 1 bilhão em 2011 e o total arrecadado pelo Governo Estadual naquele ano foi R$ 140 bilhões. Anos depois, mesmo com a arrecadação maior do Estado, o orçamento da Cultura continua diminuindo.

Programa de Ação Cultural

O ProAC (Programa de Ação Cultural) também foi pauta de discussão entre os mobilizadores culturais. No ano passado, a iniciativa contou com o recurso de R$ 54,2 milhões para editais que subsidiaram projetos do Interior, Capital, Grande SP e Litoral, porém o recurso inicial previsto era de R$ 70 milhões.

O índice de contemplados do Interior foi considerado baixo pelos participantes – em especial das três cidades da região mencionadas na reportagem. Em relação ao número de projetos inscritos, os municípios de Assis e Ourinhos seguem mais mobilizadas do que Marília, que teve apenas 11 projetos inscritos em 2019.

Caravana da Descentralização

As duas primeiras edições da Caravana da Descentralização ocorreram em Piracicaba, no final de janeiro, e em Presidente Prudente, na última quarta-feira (12), reunindo diversos artistas e ativistas do Interior. Em Assis, foi o terceiro encontro que deve percorrer as 16 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Legendas:

1: Galpão Cultural em Assis, na Avenida Travessa Sorocabana, 40