30 ABR 2020
Prefeitura de Marília destaca e agradece apoio ao “Programa Adote Uma Praça”
Pelo programa a prefeitura entra com a capinação e limpeza e quem fizer a adesão cuidará do paisagismo do local

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, agradece o apoio que tem recebido da população no programa Adote Uma Praça, instituído através da Lei Municipal nº 8241, de 29 de maio de 2018, e é destinado a pessoas físicas e jurídicas que desejam adotar áreas públicas para conservação e recuperação destes espaços, visando melhorias na qualidade ambiental da cidade.

O Programa “Programa Adote Uma Praça” permite a pessoas físicas e jurídicas requerer espaços públicos, objetivando a conservação e recuperação de áreas verdes, parques, jardins, praças públicas, rotatórias e canteiros centrais em avenidas.

O Secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, explica que muitos interessados já requisitaram áreas públicas visando melhorar o paisagismo urbano, e os resultados são excelentes para ambos os lados. “A administração realiza a manutenção periódica, com limpeza urbana e capinação dos prédios públicos e praças não adotadas. As empresas e pessoas físicas que adotam esses espaços públicos  além da capinação e limpeza vão além: Realizam paisagismo com flores e plantas ornamentais, respeitando as regras assinadas no Termo de Cooperação, e assim, mudam o paisagismo das regiões envolvidas, deixando a cidade mais bonita e atraente” afirmou o secretário.

Outra característica do “Programa Adote Uma Praça” é a exploração comercial através de publicidades, que também seguem padrões estabelecidos no Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Requerente.

Segundo Vanderlei Dolce, as empresas, associações de moradores, clubes, centros comunitários, associações de classe, sindicatos e mesmo pessoas físicas que adotam esses espaços públicos, colaboram para melhorias no paisagismo urbano da cidade, investindo nestes locais, sendo justo que tenham retorno através de publicidades. “Estas placas publicitárias são padronizadas, o que permite ao participante explorar o espaço, porém sem alterar o objetivo principal, que é a melhoria no ajardinamento e tratamento paisagístico da cidade.”

O secretário adjunto do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e Gestor Ambiental, Fernando Oliveira Paes, explica que esta é uma oportunidade que as empresas têm para divulgar sua marca e, ao mesmo tempo, colaborar com melhorias na qualidade de vida da população. “As plantas embelezam estes espaços, melhorando o paisagismo local, eliminando assim o excesso de poluição visual que temos no centro urbano”.

Para participar do Programa Adote Uma Praça basta solicitar através de requerimento simples, protocolado junto ao Ganha Tempo, com informações básicas sobre quem deseja adotar, com nome, endereço, e documentos pessoais, além de citar qual área escolhida para adoção. Lembrando que este Programa tem a finalidade paisagística e não poderá ser construídas quaisquer edificações nos locais adotados.

“O prefeito Daniel Alonso  também agradeceu aos que  aderiram ao programa “  É muito  bom saber que temos  pessoas e empresas que assim como a administração pública se preocupa em manter  espaços públicos bem cuidados e floridos. Nós fazemos a manutenção  periódica como capinação e limpeza das praças não adotadas ”, disse o chefe do executivo.

Mais informações sobre o “Programa Adote Uma Praça” poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700, ou no site oficial do município (www.marilia.sp.gov.br), pesquisando por legislação - Lei 8241/2018.

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
Há 6 dias
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros