15 MAI 2020
Prefeitura parabeniza todos os Assistentes Sociais pelo seu dia´
O Dia do Assistente Social é comemorado em 15 de maio e a data serve para celebrar o profissional de Serviço Social

A Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social parabenizam a todos os profissionais da Assistência Social que estão sempre lutando para garantir que as pessoas dos grupos sociais mais desfavorecidos ou em vulnerabilidade social tenham acesso à saúde, trabalho e para que tenham direito à moradia.
O profissional de Assistência Social é reconhecido por sua natureza analítica e interventiva. No serviço público, seu papel é de suma importância. É o profissional responsável por planejar, executar, monitorar e avaliar as ações para atender às necessidades sociais (desemprego, moradia, violência, desigualdade social, saúde, educação, entre outras).
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, Wania Lombardi, destaca que os assistentes sociais são pessoas que dia a dia ultrapassam barreiras de dificuldades físicas, entrando em lugares perigosos, insalubres, pobres, além de enfrentarem barreiras invisíveis, como as do preconceito, abandono, violência, levando para os mais vulneráveis garantia de ter seus direitos, ao alimento, à moradia, à dignidade e inclusão respeitados. “Hoje é o dia do Assistente Social, profissional que aprendi a admirar e respeitar, pelo perfil de despreendimento, doação e compaixão, sem os quais não é possível exercer a profissão. Quero parabenizar a todos pelo seu dia", disse a secretária.
Wania Lombardi lembra ainda que em Marília os Assistentes Sociais atuam em várias frentes. Ele está nos serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), abrigos, Conselho Municipal de Assistência Social e Direito da Criança e do Adolescente, no Conselho Tutelar, na secretaria de saúde, no Caps (Centros de Atenção Psicossocial) , em hospitais e maternidades.
O prefeito Daniel Alonso também parabenizou os profissionais da Assistência Social e lembrou que a Prefeitura de Marília em sua gestão sempre esteve atenta para poder dar a eles um suporte melhor aos trabalhos realizados por estes profissionais na cidade.
"Assistentes Sociais são profissionais que não medem esforços para realizarem sua missão com eficiência e compaixão e que no dia de hoje, 15 de Maio, saúdo e celebro com admiração todos eles”.

Origem do Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Fotos: Arquivo/PMM