10 JUN 2020
Programa “Consultório na Rua” recebe doações de escovas de dente
A doação foi feita pela Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Marília

O “Programa Consultório na Rua”, criado pelo prefeito Daniel Alonso para o atendimento de moradores em situação de rua, recebeu da Secretaria Municipal da Saúde, através da coordenação de Saúde Bucal, a doação de 200 escovas de dente para adultos e folders sobre cuidados da saúde bucal e prevenção do câncer de Boca.
As escovas e os folders serão inseridos nos kits de higiene que são entregues a usuários do “Programa Consultório na Rua” durante os atendimentos realizados pelo programa, que tem o objetivo de levar serviços de saúde essenciais à população de rua e criar um vínculo entre as pessoas sem residência fixa e a rede de atenção básica.
A encarregada de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Drª. Gláucia Raful Sacomani, informou que a Saúde Bucal foi consultada pela equipe que atende no Programa Consultório de Rua sobre a possibilidade de inserir nos kits que serão entregues aos usuários as escovas de dente. “Eles nos procuraram sobre a possibilidade de contribuirmos com o Programa, como nós tínhamos disponíveis estas escovas acertamos a doação das mesmas e incluímos os folders com orientações sobre cuidados da saúde bucal e prevenção do câncer de boca”.
O prefeito Daniel Alonso destacou que os kits de higiene também servem como proteção à saúde das pessoas atendidas. “A higiene colabora para a qualidade de vida do cidadão. Por isso criamos o programa e estaremos distribuindo estes kits à população em situação de rua atendida pelo programa Consultório na Rua”, disse o chefe do Executivo.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA
O “Consultório na Rua” consiste em uma equipe de profissionais capacitados, que vão até as pessoas em situação de rua, mesmo sem serem acionados, para oferecer serviços básicos de saúde e orientação.
Veículo oficial do programa, devidamente identificado, faz exclusivamente o transporte da equipe. Se houver necessidade, transporte de paciente é feito por outro serviço, como o Samu ou a Central de Ambulância, conforme a situação.
A equipe do “Consultório na Rua” tem condições de solução imediata de pequenas necessidades, como curativos e vacinas, mas principalmente oferece o acesso à rede básica de saúde, através da unidade mais próxima.
Em Marília o serviço implantado conta com os servidores Marcella Maria Pereira Caprari (enfermeira), Jaqueline Sant’Ana Amorim Silvério (técnica de enfermagem), Jurandir Gelmi Júnior (assistente social), Oséas Mattoso Monteiro (cuidador social) e Alison Ferreira Batista (motorista).
Atualmente o Programa tem 150 usuários cadastrados.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024