10 JUN 2020
CORONAVÍRUS
Reunião do Comitê atualiza dados da pandemia e vai analisar proposta para evitar aglomeração no comércio
Encontro foi o 13º e mostrou crescimento no número de casos confirmados e de óbitos na DRS IX

A 13ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), que aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 10, atualizou os dados sobre a evolução da pandemia na região de Marília, com atualização de dados feita pela DRS IX (Delegacia Regional de Saúde de Marília).
O encontro contou com a participação de vários membros do Comitê por videoconferência e foi conduzido pelo prefeito Daniel Alonso, que na mesa estava acompanhado por Marcos Rezende (presidente da Câmara Municipal), Cássio Luiz Pinto Júnior (secretário municipal da Saúde), Luciano Villela (supervisor da Vigilância Sanitária), Alessandra Arrigoni (chefe da Vigilância Epidemiológica) e Marcelo Diniz, representante do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares).
Os dados foram divulgados pela diretora da DRS, Célia Maria Marafiotti Netto, com destaque para o aumento do número de casos positivos e de óbitos. Em 22 de maio, eram 328 confirmados nos 62 municípios da regional e 20 óbitos. No dia 9 de junho (terça-feira), eram 770 confirmados e 35 óbitos.
Esses óbitos foram registrados em 16 municípios da DRS IX: Adamantina (três óbitos), Álvaro de Carvalho (dois), Guaimbê (um), Lucélia (cinco), Marília (quatro), Pacaembu (dois), Queiroz (um), Tupã (dois), Ubirajara (um), Assis (cinco), Ibirarema (um), Ourinhos (quatro), Palmital (um), Paraguaçu Paulista (um), Pedrinhas Paulista (um) e Santa Cruz do Rio Pardo (um óbito).
Apesar do aumento de casos confirmados e de óbitos nos últimos dias, a taxa de ocupação hospitalar, computando-se todos os municípios da regional, ainda é considerada tranquila, com 22,16% dos leitos Covid ocupados.
PROPOSTAS
Durante a reunião surgiram duas propostas com o objetivo de diminuir a aglomeração no comércio da região central. A primeira é com relação ao trânsito, com a proibição do tráfego de veículos pela rua São Luiz, liberando apenas a passagem de pedestres. E a outra é que o comércio comece a funcionar em dois turnos, como havia sido sugerido pela Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) já há alguns dias.
Ambas as propostas serão analisadas nos próximos dias e poderão ser deliberadas num próximo encontro do Comitê, que está marcado para a próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 9h.
“São propostas interessantes e que serão avaliadas pela nossa equipe técnica, com o intuito de diminuirmos o fluxo de pessoas e também aumentar o distanciamento social pelas ruas comerciais. Por ora, o importante é que a população colabore e só vá ao comércio se for estritamente necessário. E, quando for, tomar todas as precauções, como o uso de máscara e de álcool em gel, o distanciamento social. Só desta forma conseguiremos vencer essa pandemia”, disse o prefeito Daniel Alonso.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024