Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
23
23 JUN 2020
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura Realiza Mapeamentos Ambientais através de Sensoriamento Remoto
O objetivo do mapeamento é identificar áreas contaminadas, áreas de riscos, degradações ambientais para elaboração de projetos de recuperação, cálculo da cobertura vegetal, monitoramentos e fiscalizações preventivas.

A Prefeitura de Marília, através da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, está realizando o mapeamento da cidade através de sensoriamento remoto, tecnologia que utiliza imagens feitas por satélites para identificação das áreas que apresentem alterações naturais, ou que coloque em risco a população que reside nas proximidades.
Segundo Cassiano Rodrigues Leite, Chefe do Meio Ambiente e Gestor Ambiental, o projeto cumpre as orientações do Programa Município Verde Azul na diretiva “uso do solo”, que objetiva incentivar as cidades participantes a conhecer melhor seus territórios, através de ações práticas, identificando locais que apresentem contaminações ou degradações para recuperações, e permitindo explorar sua potencialidade sem causar danos ambientais, promovendo a sustentabilidade junto ao desenvolvimento socioeconômico local.
“Neste primeiro momento, elaboramos 11 mapas através de sensoriamento remoto, onde identificamos locais contaminados, pontos de extrações minerais e áreas de processos geodinâmicos, com potencial risco de deslizamentos de terra em períodos chuvosos. Ainda identificamos áreas que sofrem constantes queimadas urbanas, que facilitarão na fiscalização deste crime ambiental.”
Cassiano Rodrigues leite disse ainda que a prefeitura agora está investindo no cálculo da cobertura vegetal do município, buscando analisar a pegada do carbono em Marília, que é a verificação de quanto temos de arborização produzindo oxigênio e realizando o sequestro do carbono, para equilibrar com o quanto emitimos de CO2. Com isso a cidade saberá se a cidade tem uma arborização suficiente para compensação ambiental do gás carbônico produzido pela população local, ou se ainda será preciso melhorar estes números, detalhando o quanto falta de cobertura vegetal para atingir essa meta.
“Outro foco é o inventário arbóreo do município. Este é um trabalho minucioso, que apresentará os dados sobre nossa flora local, contemplando sua característica peculiar regional da Mata Atlântica Estacional Semidecidual e as demais espécies exóticas e invasoras que caracterizam nossa arborização urbana.”
O Chefe do Meio Ambiente destaca que não há custos ao município, uma vez que os cursos e ferramentas para elaboração dos mapas sensoriais são fornecidos gratuitamente pelo Programa Município Verde Azul, e os dados para pesquisa são extraídos dos sites dos Governos Estadual e Federal, como Cetesb, INPE e DataGeo.
O Prefeito Daniel Alonso destacou que os cuidados com o meio ambiente sempre fizeram parte desta administração e citou como exemplo as obras efetuadas para o tratamento de esgoto na cidade “ Já concluímos a maior parte da obra de tratamento de esgoto que já é um avanço grande no respeito ao meio ambiente, porque hoje a cidade já tem parte do seu esgoto tratado e não mais jogado in natura no meio ambiente como era antes”
“Preciso ressaltar o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública que desde o início da nossa gestão tem se esforçado muito para melhorar a qualidade de vida da população em relação ao meio ambiente e reconheço o esforço da equipe. Sinto muito orgulho do trabalho que estamos realizando. Parabéns a todos e vamos seguir fazendo as melhorias que a cidade merece. Vamos dar bons exemplos”.

VINCULADOS À PÁGINA:
Meio Ambiente e Limpeza Pública
Rua: Bahia, nº 40 - Centro/ CEP: 17501-900
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08 ás 17 horas
Inscreva-se em nossa newsletter e receba informativos
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia