18 ABR 2019
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura cria SIM e entrega certificados a produtores

Serviço tem por objetivo garantir a qualidade dos produtos para o consumidor

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criou recentemente o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que tem por objetivo garantir a qualidade dos produtos para o consumidor.

Nesta quinta-feira (18) pela manhã o prefeito Daniel Alonso, acompanhado pelo vereador Evandro Galete, foi à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fazer a entrega de mais alguns certificados a produtores que já conseguiram o certificado de qualidade, assinado pelo médico veterinário Fábio Tadeu Soares Saraiva.

Foram entregues mais cinco certificados e as empresas que receberam foram as seguintes: Manteigas Brasileiríssima, Delícias do Sítio, Ovos Queiroz e Supermercado Confiança (Esmeralda e Aquarius).

O chefe do Poder Executivo e o vereador foram recepcionados pelo secretário municipal Ricardo Cavichioli Scaglion, que destacou a importância do evento.

“Para gente é uma visita superimportante. Estou como secretário há quatro meses e só tenho que agradecer ao prefeito Daniel pela confiabilidade. Estou procurando implantar novidades e inovações aqui na secretaria, dentre elas, o SIM, que repercute significativamente na área de saúde pública e na área de segurança alimentar”, afirmou o secretário.

Ricardo falou também sobre a criação do serviço. “A gente vai gerar empreendedorismo, recursos e renda, além de valorizar o homem do campo e a produção de Marília e Região. O SIM é uma bandeira que a gente já vinha batalhando e tem um significado muito importante, pois vai garantir a qualidade destes produtos para o consumidor. Também tem outros projetos que a gente está implantando e pretende dar continuidade, como a reativação da nossa patrulha agrícola que é a prestação de serviços ao micro, pequeno e médio produtor com serviços de conservação de solo e futuramente também realizar a educação ambiental com as Emeis/Emefs, falando de microbacias e da importância da agricultura para o pessoal que mora na cidade.”

O prefeito Daniel Alonso lembrou da necessidade do Poder Público investir no produtor rural. “O que precisamos é criar mecanismos e ferramentas para facilitar a vida do produtor rural, principalmente o da agricultura familiar. Hoje temos por volta de 4.700 propriedades, destas 700 propriedades são ativas. O SIM traz a certificação da qualidade do que é produzido por estas famílias, tanto no que diz respeito às frutas, hortaliças e verduras, mas também aquilo que é manipulado, como por exemplo doces caseiros, geleias e outros produtos. Como diz o secretário Ricardo, este é o primeiro passo para que este produtor possa ter certificação de qualidade, o que vai melhorar para que ele comercialize melhor os seus produtos.”

O vereador Evandro Galete disse que a criação do SIM valoriza os produtores rurais e a agricultura familiar. “Sem dúvida que é uma valorização desta classe que esteve tão abandonada e que sempre vinha sofrendo com o descaso. O trabalho desta administração, junto com o secretário Ricardo, vem inovando e dando oportunidade aos produtores de Marília através do SIM.”

Fotos: Julio César de Carlis

18/04/2019