06 AGO 2020
FUNDO SOCIAL
Fundo Social de Solidariedade recebe doação de alimentos da empresa Irmãos Maruyama
Primeira-dama Selma Regina Mazuqueli Alonso foi recebida pelo diretor Joji Maruyama na sede da empresa

O Fundo Social de Solidariedade de Marília, representado pela primeira-dama e presidente Selma Regina Mazuqueli Alonso, recebeu na semana passada mais uma importante doação de alimentos, que foi feita pela empresa Irmãos Maruyama.
A primeira-dama Regina Alonso, acompanhada pela assessora Maria Angélica Monici, realizou uma visita à sede da empresa, que fica na avenida Pedro de Toledo, 1.666, no bairro Palmital, zona norte da cidade, sendo recepcionada pelo diretor Joji Maruyama.
“Quero agradecer de coração à receptividade do senhor Joji Maruyama, que parabenizou toda a equipe do Fundo Social pelo trabalho que vem realizando junto às famílias mais necessitadas. Ele ficou bastante feliz com a nossa visita e nos disse que será sempre parceiro do Fundo Social”, disse Regina Alonso.
A presidente do Fundo Social agradeceu à empresa Irmãos Maruyama pela doação recebida. “A gente agradece de coração mais essa doação, que irá auxiliar o Fundo Social na montagem das cestas básicas que estamos entregando em todas as regiões da cidade e também nos distritos. Obrigado ao senhor Joji e a toda família Maruyama pela parceria.”
A EMPRESA
A empresa Irmãos Maruyama Ltda. foi fundada em 1937 pelo imigrante japonês Takeo Maruyama. Em busca de uma nova vida, ele desembarcou no porto de Santos, acompanhado de sua esposa Kinue Maruyama. De lá, veio para Marília, onde abriu uma pequena empresa para fabricar molho de soja e saquê. Devido à falta de algumas matérias-primas, a produção de saque foi descontinuada.
A dedicação exclusiva ao shoyu fez com que a marca Maruyama chegasse à liderança do mercado na década de 1970, levando para diversas regiões do Brasil um produto até então só conhecido pela colônia japonesa e restrito aos estados de São Paulo e Paraná.
Hoje a empresa Irmãos Maruyama é administrada pelo Sr. Joji Maruyama, um dos cinco filhos do Sr. Takeo Maruyama. Ainda na mesma avenida Pedro de Toledo, onde foi fundada, a fábrica conta com instalações, equipamentos e suprimentos mais modernos.
Arte familiar cujos segredos costumavam ser guardados a sete chaves, a tecnologia de fermentação do shoyu, assim como de outras fermentações tradicionais, ainda é cercada de delicados e importantes pormenores, considerados informações confidenciais.
O shoyu é obtido da fermentação da soja com o trigo ou outro cereal, como a cevada, e acrescido de sal. Usado como flavorizante ou componente nutritivo em muitos países orientais, como Japão, Coreia, Cingapura, China, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia. Além de substituir o sal, o shoyu reforça o sabor e a coloração de carnes, frutos do mar e vegetais.
Seu consumo deve ser moderado, pois uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço.
Pensando nos riscos que o sódio pode trazer para as pessoas hipertensas, a Maruyama desenvolveu um novo shoyu, onde há uma redução de 70% de sódio e zero açúcar. Assim, todos podem utilizar esse condimento aproveitando seus inúmeros benefícios.
O Shoyu Maruyama compõe-se de grãos de soja, trigo ou milho, sal e água. Em temperatura ambiente a fermentação é mantida por no mínimo seis meses.