12 AGO 2020
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura promove cursos de boas práticas e de manipulação de alimentos em parceria com a Fatec
Evento faz parte do Projeto Boa Feira e traz benefícios aos feirantes e consumidores

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu recentemente, em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia), os cursos de capacitação de boas práticas e de manipulação de alimentos.
Os cursos integram o Programa Boa Feira, que foi pensado e idealizado para um futuro promissor, seguro e interativo entre o poder publico, os comerciantes da feira e os nossos cidadãos.
O próprio secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, foi quem comandou os cursos de capacitação junto aos feirantes da nossa cidade, principalmente aqueles ligados à agricultura famíliar.
“As feiras livres vão muito bem obrigado e coincidências à parte, tudo graças à visão do empreendedorismo, do diálogo e do envolvimento positivo com esta classe especial de comerciantes, pois o modelo de feiras livres adotados em Marília atualmente, vem se destacando a partir da gestão do prefeito Daniel Alonso, e principalmente no implemento do modus operandi nos últimos anos de 2019 e 2020, quando foram idealizadas e implantadas diversas vertentes para melhoria no setor de abastecimento da nossa população através das feiras livres”, disse Ricardo Cavichioli.
Tal engajamento, sincronismo e preparo de sorte anteveio à pandemia causada pela Covid-19, e com isso os feirantes, em parceria com a municipalidade, já se encontravam devidamente imbuídos, adaptados e aptos para correta manipulação e higienização dos produtos, além dos demais cuidados em relação à higiene individual, tudo para bem servir os consumidores, cuja consequência oriunda dessa capacitação, fez com que os mesmos continuassem utilizando máscaras e disponibilizando álcool em gel para serem utilizados por eles feirantes e para os clientes.
“Quando a pandemia chegou de fato em nosso município, com o surgimento dos primeiros casos noticiados na cidade, em meados do final do mês de março de 2020, muito já havia sido feito pela Prefeitura em prol dos feirantes e dos consumidores, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Fatec, bastando implantar o distanciamento ideal entre as bancas como de fato foi feito pela fiscalização das feiras. Sendo que, com todo esse preparo os resultados positivos não poderiam ser outros e estão aí para serem comprovados pela população, pois os feirantes, quase que em sua totalidade aderiram às boas práticas, espelhando-se naqueles feirantes que haviam participado do primeiro módulo do curso ministrado pela competente equipe da Fatec, que por certo muito agregou aos participantes. E, em consequência disso houve o espelhamento, nos quais os participantes que fizeram o curso contribuíram para disseminar as ideias de boas práticas na manipulação de alimentos aos demais que ainda não tiveram a oportunidade de cursar. Portanto graças a essa expertise e preparo não houve a ocorrência de nenhum caso ou Covid-19 até o momento entre os feirantes, nem tão pouco se tem noticias de consumidores afetados pela doença, provando assim, que a feira ao ar livre, por certo, tornou-se hoje um dos melhores e mais seguros lugares para os consumidores realizarem suas compras”, afirmou o secretário.