13 JAN 2021
SAÚDE
Saúde de Marília informa que vacina BCG contra formas graves da tuberculose será aplicada nos recém-nascidos ainda na maternidade
Com essa estratégia, a criança receberá alta das maternidades já vacinadas contra Hepatite B e BCG

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as Maternidades Gota de Leite e Hospital Materno Infantil de Marília iniciaram a vacinação contra BCG (previne contra formas de tuberculose).
Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do município, explicou que a medida foi tomada após verificar que os recém-nascidos vinham recebendo a vacina contra tuberculose tardiamente, principalmente neste momento de pandemia.
"Os bebês nascidos nas maternidades do Hospital Materno Infantil de Marília e na Maternidade Gota de Leite eram vacinados na primeira visita na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, conforme preconização do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, porém a vacina deve ser administrada o mais precoce possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida", afirmou a enfermeira.
Juliana Carvalho Bortoletto ressaltou ainda a importância de estender essa estratégia a todas as maternidades do município e atingir 100% de cobertura vacinal de BCG, garantindo a imunização a todos os recém-nascidos, como já acontece com a vacina de Hepatite B.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, explicou a relevância de imunização: "Quanto mais cedo o recém-nascido receber a vacina contra BCG, mais precocemente inicia-se o processo de imunização e proteção necessário."