06 MAI 2021
MEIO AMBIENTE
Cooperativa EcoEstação inicia panfletagem para orientação sobre coleta seletiva de casa em casa
Ação explica quais materiais deverão ser entregues, e determinando os dias em que a coleta será realizada

Nesta semana iniciou-se o trabalho de orientação à população de alguns bairros selecionados para início da coleta seletiva de casa em casa e estabelecimentos comerciais, realizado pelo Projeto EcoEstação, coordenado pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, e sua família.

A cooperativa está entregando panfletos, orientando sobre a importância da reciclagem, quais materiais deverão ser separados e entregues aos catadores, e quais dias e formas de contatos para melhor adequação em cada bairro.

O objetivo da ação visa orientar os moradores do bairro sobre o início da coleta seletiva em sua região, explicando quais materiais deverão ser entregues, e determinando os dias em que a coleta será realizada.

O coordenador do projeto explica os procedimentos e alerta à população sobre alguns cuidados necessários. “Nesta semana panfletaremos alguns bairros da zona leste do município, nos identificando aos moradores, explicando os objetivos do projeto e deixando nosso contato, para que possamos definir a coleta seletiva nestes bairros. É importante que saibam que trabalhamos em família neste projeto e não entramos nas residências, devendo os materiais serem colocados do lado de fora do portão. Infelizmente, algumas pessoas utilizam nomes de empresas para aplicarem golpes e assaltos, e frisamos bem isso: não entramos nas residências e trabalhamos em família, devidamente uniformizados. Não permitam que ninguém entre em suas residências utilizando nosso nome. Ainda, coletamos todos os tipos de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, metais e vidros, sendo este último item, parte destinado à Recicla Vidros Bôas, uma empresa que coleta somente vidros na cidade, e parte destinado ao Projeto Plantas e Peixes, para construção da sala sustentável, que promoverá a Educação Ambiental no município. Coletamos, também, óleo de cozinha usado, o qual levaremos até o Eco Óleo da Prefeitura, para ajudar na preservação dos recursos hídricos. No panfleto deixamos nossos telefones para qualquer necessidade da população e colaboração no que for possível, pois sabemos que imprevistos acontecem e queremos realmente colaborar nas questões ambientais do município, que atravessa um grande momento no desenvolvimento de projetos sustentáveis, comprovado na Certificação Ambiental do Programa Município Verde Azul. Sabemos que apenas através da soma de esforços conseguiremos ter uma cidade mais sadia e um meio ambiente mais equilibrado, onde teremos as condições adequadas para nossas famílias viverem.”

Dema revelou ainda quando será feita a coleta seletiva. “Nossa coleta é realizada um dia antes da coleta domiciliar da Prefeitura. Pedimos que a população selecione os materiais recicláveis e coloque em sacos separados dos demais resíduos orgânicos e não recicláveis. Além de ajudar nossa cooperativa, isso ajudará outros catadores autônomos, que poderão passar nessas ruas e recolherem esses materiais. Embora temos como renda apenas a coleta seletiva, sabemos que outras famílias também dependem deste trabalho e essa separação colaborará para que estes trabalhadores consigam de forma digna e honrosa o sustento para seus entes. Desta forma, com esta ajuda da população, separando os resíduos recicláveis e colocando um dia antes do caminhão de coleta da Prefeitura, daremos oportunidade a muitos pais de família que ganham o sustento nesta atividade, e assim promoveremos a inclusão social destes trabalhadores, cuidaremos do meio ambiente e colaboraremos com nosso comércio local, uma vez que esta ação gerará renda a todos os envolvidos na coleta seletiva.”

O Projeto EcoEstação está iniciando a coleta seletiva de casa em casa e possui Ecopontos instalados nas principais ruas e avenidas da cidade, em cumprimento a Lei Municipal 7851/2015. Mais informações sobre o projeto poderão ser obtidas através dos telefones 99671-4562, 99777-0288 e 99862-1664.

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
Há 6 dias
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros