07 MAI 2021
Investimento na Saúde ultrapassa a soma dos últimos cinco anos
Prefeitura de Marília investiu mais de R$ 1,8 milhão em itens patrimoniais à rede municipal

Os investimentos da Prefeitura de Marília em aparelhos, equipamentos e utensílios médicos, desde o início da pandemia da Covid-19, já ultrapassa a soma de todas as compras feitas para a Saúde nos cinco anos anteriores. Foram investidos R$ 1.869.825,25 em itens patrimoniais à rede municipal.
São mobiliários, como macas, câmaras para vacinas, cadeiras ginecológicas e divãs; raio-x, desfibriladores, bombas de infusão, equipamentos de ultrassom e respiradores, além de aparelhos de pequeno porte, como oxímetros, estetoscópios e termômetros digitais.
Até então, a maior despesa com equipamentos para a Saúde em um único ano havia sido registrada em 2015, quando o município totalizou mais de 25 mil casos de dengue e investiu – ao longo de 12 meses – um total de R$ 542.678,06 para equipar as unidades de saúde.
Em 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a Prefeitura já havia aumentado o gasto médio com aparelhos, com investimento de R$ 500.141,07 para modernizar e fortalecer a rede. Os principais reforços foram na assistência odontológica.
Com a crise sanitária, os valores despendidos em 2020 e início deste ano ultrapassam todo o gasto de 2019, 2018, 2017 e 2016, somados. Uma pequena parte dos itens patrimoniais foi incorporada através de doações de empresas. Porém, mais de 98% do valor corresponde a compras realizadas pela atual administração.
TRANSPARÊNCIA
Conforme dados do Portal da Transparência, em 2020, foram empenhados R$ 31.397.123,67 em recursos específicos para o combate à pandemia. Desse total, R$ 25,4 milhões foram pagos já em 2020.
Neste ano a Prefeitura empenhou R$ 11.413.800,20 do mesmo fundo. Foram empregados, usando recursos carimbados para contenção da doença, R$ 7,9 milhões.
Dos valores empenhados para 2021, os maiores gastos são para o pagamento de diárias de internação e serviços hospitalares. São R$ 7.933.983,58 para as duas instituições conveniadas - Hospital Beneficente Unimar e Santa Casa de Marília.
O município já pagou, para as entidades, R$ 5.833.983,58, nestes quatro primeiros meses do ano.

Texto: Site Marília Notícia

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM