21 MAI 2021
Marília é a 55ª Cidade Inteligente no ranking Connected Smart Cities
Município conquistou nota 3,083 em Tecnologia da Informação, 3,865 em Saúde e 5,931 em Governança

Marília é a 55ª cidade no ranking Connected Smart Cities, que avalia o conceito de Cidade Inteligente. Esta posição foi obtida entre as cidades brasileiras com população entre 100 mil e 500 mil habitantes.
Entre as cidades do Sudeste brasileiro (que abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), Marília ocupa a 67ª posição e entre as cidades do Estado de São Paulo aparece numa posição melhor, 46ª.
Marília conquistou nota 3,083 em Tecnologia da Informação, 3,865 em Saúde e 5,931 em Governança. Os dados correspondem ao ano de 2020.
Por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, o ranking nomeado Connected Smart Cities considera a relação existente entre os diversos setores analisados.
O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.
Exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que irão a longo prazo reduzir os investimentos na área (atendimentos de saúde básica) e consequentemente impactarão em questões de governança e até mesmo economia.
Vale ressaltar que os exemplos de conexões dos setores são numerosos e essa visão, que apoia a escolha dos indicadores e eixos desenvolvidos, não busca substituir outras visões existentes de cidades inteligentes, porém entendendo o distanciamento das cidades brasileiras em relação às cidades inteligentes internacionais (smart), temos como objetivo apontar eixos de melhora e municípios de inspiração para as cidades analisadas.
O Ranking Connected Smart Cities é composto por 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.
A edição do Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 673 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes.

Texto: Jornal Cidade

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

Noticia exercito-brasileiro-apresenta-ao-prefeito-daniel-alonso-e-ao-vice-prefeito-cicero-do
Há 5 dias