02 JUN 2021
CORONAVÍRUS
Direitos Humanos, Saúde e Exército fazem ação humanitária de desinfecção em unidades de saúde
Ações fazem parte da Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, e aconteceram em cinco UBSs

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e da Saúde, e o 37º Batalhão do Exército de Lins estão realizando nesta quarta-feira, dia 2 de junho, a Ação Humanitária de Desinfecção em cinco unidades básicas de saúde do município: UBS Nova Marília, UBS Cascata, UBS Castelo Branco, UBS JK e UBS São Miguel.
O processo de desinfecção é dividido em três etapas: aplicação de solução desinfetante (hipoclorito), seguido de aplicação de água e aplicação de solução de álcool a 70% nos locais de uso coletivo.
As ações de desinfecções integram a Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, instituída pela Diretriz Ministerial nº 6, de 18 de março de 2020, sendo que no Estado de São Paulo, o CCSE (Comando Conjunto Sudeste) é formado pelo 8º Distrito Naval (Marinha do Brasil), Comando Militar do Sudeste (Exército Brasileiro) e Comando-Geral de Apoio (Força Aérea Brasileira).
Em Marília, a ação foi realizada a pedido da Prefeitura de Marília e foi supervisionada pelo tenente-coronel Fábio Rodrigo de Assis, comandante do 37º Batalhão de Infantaria Leve; com apoio dos subtenentes Bertoni e Cláudio e do sargento Zardo.
A Prefeitura esteve representada pelo vice-prefeito Cícero do Ceasa; e pelos secretários municipais Wilson Damasceno (Direitos Humanos) e Cássio Luiz Pinto Júnior; além dos assessores Edinalva Neves Nascimento (diretora de Serviços Administrativos da Secretaria da Saúde), Luciana Santos (Direitos Humanos) e Regiane Mellos (Direitos Humanos).
Além dessas ações de desinfecção, os militares do 37º Batalhão do Exército de Lins realizarão também uma campanha voluntária de doação de sangue para o Hemocentro de Marília, com o objetivo de abastecer o estoque de bolsas de sangue do órgão.
“Esta ação tem sido realizada em diversos municípios do Estado e tem como objetivo ajudar a população no combate ao Coronavírus. Além dessas desinfecções, fazemos também a doação voluntária de sangue, com o objetivo de melhorar o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro”, afirmou o tenente-coronel.
O vice-prefeito Cícero do Ceasa agradeceu o apoio do Exército Brasileiro no combate à pandemia. “”Estamos muito gratos ao Exército, na pessoa do tenente-coronel Fábio Rodrigo de Assis, por essas ações em Marília que, certamente, ajudarão no combate à pandemia da Covid-19 e também na melhora do estoque de bolsas de sangue do Hemocentro.”
Os secretários municipais Wilson Damasceno e Cássio Luiz Pinto Júnior, junto com alguns assessores, também acompanharam as ações humanitárias realizadas em Marília.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM