21 JUN 2021
CORONAVÍRUS
Secretaria da Saúde e Gota de Leite promovem capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais
Curso teve o intuito de fortalecer o trabalho desempenhado por esses profissionais

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente-NEPEM e Equipe Técnica Saúde Bucal, em parceria com a Maternidade Gota de Leite, promoveu nos dias 16 e 17 de junho a capacitação para cerca de 100 Auxiliares de Serviços Gerais, que atuam na importante tarefa de limpeza e higienização nos vários serviços de saúde do município, como Unidades de Saúde da Atenção Primária (UBS e USF) e Ambulatórios de Especialidades, como PA Sul, Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília), Banco de Leite, Ucem (Unidade Central de Esterilização de Materiais), entre outros.
O público-alvo foi dividido em dois encontros, em respeito às medidas sanitárias vigentes para a ocupação do auditório da saúde, com distanciamento seguro, uso de máscara e disponibilidade de álcool gel a 70%.
Com momentos reflexivos, abordando conhecimentos prévios e problematização de algumas circunstâncias, a capacitação intitulada Normas e Rotinas de Limpeza dos Serviços de Saúde em Tempos de Pandemia, teve o intuito de fortalecer o trabalho desempenhado por esses profissionais, reconhecendo e valorizando a atuação e participação no cuidado com a saúde da nossa população.
Também foi oportuno para atualizar o protocolo de Normas e Rotinas de Limpeza com a introdução de produto saneante, à base de quaternário de amônio e biguanida, de uso exclusivo em estabelecimentos de saúde, devidamente registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e indicado como um produto eficiente contra inúmeras bactérias e vírus.
A enfemeira Vanessa Campassi, auditora e responsável pela Educação Permanente da Maternidade Gota de Leite, que conduziu a atividade com grande participação dos profissionais, enalteceu a importância desse trabalho. “Os Auxiliares de Serviços Gerais são fundamentais na segurança dos pacientes e profissionais dos serviços de saúde, são importantes soldados nesta guerra que travamos diariamente contra a disseminação de infecções, principalmente em momento de pandemia.”
O Núcleo de Educação Permanente da Secretaria da Saúde, responsável pela organização do evento, destaca as mudanças que a pandemia imprimiu aos serviços de saúde exigindo fortalecimento das rotinas sanitárias já realizadas e apropriação de novas tecnologias. “Estamos atentos às necessidades de capacitar nossos profissionais nas diversas frentes de atuação, principalmente neste momento, que tem exigido muito estudo e compartilhar de saberes na área da saúde”, disse a enfermeira Catiane, responsável pelo setor.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, agradeceu à Maternidade Gota de Leite por mais essa parceria. “Foi um curso de extrema importância para os nossos auxiliares de serviços gerais, que desempenham um trabalho fundamental na desinfecção desses serviços e, consequentemente, de proteção a nossa população e também aos demais profissionais que atuam nesses locais. Agradeço à direção da Maternidade Gota de Leite por mais essa parceria e parabenizo a todos que organizaram e participaram dessa capacitação.