28 JUN 2021
CORONAVÍRUS
Unidades de saúde realizam 339 atendimentos no sábado e “desafogam” UPA Norte e PA Sul
Entre os atendimentos realizados foram 131 consultas médicas e 89 exames RT-PCR
Três unidades de saúde – UBS JK, UBS Cascata e UBS Nova Marília – funcionaram normalmente no último sábado, dia 26, das 7h às 17h, realizando no total 339 atendimentos, o que foi fundamental para “desafogar” a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte e o PA (Pronto Atendimento) Sul.
Do total de atendimentos, a UBS Nova Marília realizou 144, a UBS JK recebeu 134 e a UBS Cascata 61, entre consultas médicas, coleta de exame RT-PCR, coleta de exame sorologia, coleta de exame hemograma e exames agendados, entre outros serviços.
Foram 131 pessoas que passaram por consultas médicas, sendo 48 na UBS JK, 26 na Cascata e 57 na Nova Marília; e 89 exames RT-PCR, sendo 48 na UBS Nova Marília, 41 na JK e 33 na Cascata.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, destacou o trabalho das unidades. “Desde o início da pandemia as Unidades de Atenção Primária (UBS e USF) foram reorganizadas, de forma pioneira, pela Secretaria de Saúde/Prefeitura de Marília para o enfrentamento da Covid 19. Todas as 52 equipes foram preparadas para atender pacientes sintomáticos respiratórios e usuários assintomáticos (com outras necessidades de saúde). Ultimamente temos aberto nos feriados, pontos facultativos e finais de semana (sábado) algumas unidades sintomáticas para apoiar os serviços de Pronto Atendimento (UPA e PA Sul). Dessa forma, os casos respiratórios mais leves têm sido absorvidos pela atenção primária, aliviando as portas de entrada da urgência. No sábado, por exemplo, as Unidades de Referência foram a UBS JK (Região Norte), a UBS Nova Marília (Região Sul) e a UBS Cascata (Região Leste/Central)”.
Cássio afirmou também que a avaliação é muito positiva. “Essa medida, que atende determinação do prefeito Daniel Alonso, tem sido eficiente. E só temos que parabenizar e agradecer a essas equipes que trabalharam também no último sábado, bem como ao grupo de apoiadoras que ofereceram suporte constante a essas equipes.”

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024