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JUL
12
12 JUL 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura inaugura balança em área de transbordo
Com o funcionamento da balança, a pesagem passa a ser feita ainda na área de transbordo, antes da destinação final ambientalmente correta
Após a construção da Plataforma de Operação, licenciamentos ambientais junto à Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e melhorias na área de transbordo, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, inaugurou nesta segunda-feira, 12 de julho, a balança para pesagem dos resíduos sólidos urbanos que são transbordados a aterros licenciados.
Essa pesagem é feita antes da saída dos caminhões da área pública rumo à destinação final ambientalmente correta dos materiais, objetivando a lisura e transparência da operação de transporte dos resíduos sólidos urbanos no município.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, trata-se de uma necessidade para contribuir com a licitude do processo de transbordo para destinação final dos resíduos sólidos gerados no município.
“Pesávamos os caminhões em balança terceirizada, cumprindo as legislações vigentes, porém construímos uma balança própria do município na área de transbordo, com o objetivo de que os caminhões realizem a pesagem de suas cargas ainda na área de carregamento dos materiais a serem transbordados. Com a plataforma e informatização das operações prontas, o processo de transbordo se tornará mais ágil e ainda teremos as memórias arquivadas para eventuais solicitações de órgãos fiscalizadores. O local contará, também, com vigilância e fiscalização 24 horas, o que dará segurança e transparência a todo processo de transbordo”, disse o secretário.
O prefeito Daniel Alonso lembra os avanços conquistados na gestão dos resíduos sólidos em Marília. “Após o caos encontrado quando assumimos, com toneladas de lixos acumulados nas portas das casas dos marilienses, aterro interditado e frota de coleta sucateada, hoje contamos com plataforma de transbordo licenciada junto à Cetesb, frota renovada e agora apresentamos essa balança, que vem somar com a eficiência e transparência na gestão pública, uma vez que o lixo é pesado ainda na área de transbordo, com segunda pesagem realizada no aterro de destino, devidamente licenciado para recebimento destes resíduos. Esse trabalho sério, preocupado com a transparência na gestão do dinheiro público e com nosso meio ambiente, é comprovado com a 1ª colocação no ranking sobre “sustentabilidade na gestão pública”, avaliada pelo Programa Município Verde Azul, onde recebemos a Certificação de Qualificação Ambiental, nunca antes conquistada. Estamos orgulhosos destes resultados e motivados a continuar realizando ações sustentáveis em nossa cidade.”
A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no município de Marília está sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, em cumprimento à Lei Municipal 7851/2015 – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700.


Fotos: Divulgação
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