12 JUL 2021
CULTURA
Inscrições abertas para Oficina Telenovela no Brasil e na América Latina: história e atualidade
Oficina faz parte do Programa Pontos MIS e será ministrada por Lucas Martins Néia entre os dias 12 e 16 de julho

A Secretaria da Cultura de Marília está com inscrições abertas para a Oficina Telenovela no Brasil e na América Latina: história e atualidade, com Lucas Martins Néia. A Oficina que disponibiliza 50 vagas, faz parte do Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som, que conta com parceria com a Secretaria da Cultura de Marília.

Os interessados devem escolher uma data entre 12 e 16 de julho. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3413-6925, com Helder - de segunda a sexta-feira das 08 às 11h e das 13h30 às 17h. Inscrições podem ser feitas até 12h do dia escolhido.

O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado

A Oficina acontecerá ao vivo pela plataforma Zoom, com duração de duas horas (das 19h às 22h).  Com classificação indicativa para 14 anos, tem como público-alvo: Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação, Rádio e TV, Audiovisual, Multimídia e áreas afins. Roteiristas, dramaturgos e escritores (iniciantes ou não), bem como público em geral interessado no tema.

Sobre a oficina

Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea?

A atividade se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e comparando a telenovela brasileira a outros modelos dramáticos de sucesso na América Latina, ontem e hoje.

Objetivo

Os principais objetivos da atividade são:  Apresentar aos participantes o processo histórico da telenovela brasileira, destacando a importância dessas ficções no cenário audiovisual do País; Evidenciar as potencialidades das narrativas televisivas como locais de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória – individual ou coletiva; Estimular a compreensão da história do Brasil moderno por meio do entrecruzamento entre telenovela, cultura e sociedade; Comparar a telenovela brasileira a ficções televisivas produzidas/exibidas atualmente em outros países da América Latina – situando a TV em meio à emergência de múltiplas telas, plataformas de streaming.

Sobre o professor

Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Comunicação pela ECA-USP e bacharel em Artes Cênicas pela UEL. Oficineiro e palestrante do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Semifinalista do concurso de roteiros de piloto de série do GUIÕES 2021 e finalista do concurso de roteiros de piloto de série do FRAPA 2019. Em 2020, juntamente com Raphael Scire, idealizou e apresentou o podcast “Isso Só Acontece em Novela”, disponibilizado no Spotify do MIS-SP.

Em 2018, assinou a dramaturgia do espetáculo Trans(in)lúcido, produzido pela Cia. Suspeita de Teatro (São Paulo/SP). Em 2017, a serviço da produtora angolana Envolve, integrou a sala de roteiro da série de TV O Game.