23 AGO 2021
PARCERIAS
Marília quer entrar no Mapa do Turismo de Ecoaventura
Programa estadual de incentivo envolve oficinas do Sebrae e propostas para certificação de empresas e destinos de natureza e aventura
O turismo de ecoaventura vai ganhar nos próximos meses diversas medidas oficiais de incentivo no Estado, com apoio a áreas que envolvem 200 municípios, mas um vácuo do Centro-Oeste Paulista no mapa oficial do setor mostra que há espaço para mais cidades. E Marília quer entrar neste circuito.

Vales, cachoeiras, trilhas, lagos, áreas de rapel e escalada, ciclismo, esportes de aventura com motos e bicicletas, turismo rural e até paradas para o café são algumas das iniciativas que podem colocar a cidade no roteiro.

Significa dizer que há muitas oportunidades de negócios, ganhos em cascata para diversos setores, opções de lazer, incentivo à preservação ambiental, saúde, prática de esportes e educação ambiental para crianças e adolescentes entre outras atividades.

O programa estadual de incentivo envolve oficinas do Sebrae e propostas para certificação de empresas e destinos de natureza e aventura.
Marília ficou fora das primeiras etapas mas o Conselho Municipal de Turismo, as empresas já existentes no setor, o escritório do Sebrae e serviços municipais já atuam para aparecer nas próximas etapas.

Veja algumas das atividades que a cidade já oferece há anos e podem ser incentivadas. Saia de casa, vá curtir natureza, esporte e aventura em Marília

VERTICAL RAPEL
Agência prática do Rapel, Cascading e Trekking. Surgiu no mercado do ecoturismo através do fotógrafo Wellington e o educador físico João Gustavo em 2018. Hoje tem cinco instrutores. As atividades envolvem Seguro de Vida, Fotos, Equipamentos individuais, e instruções para os turistas.Veja mais no Instagram.

EQUIPE CARCARÁ
Oferece atividades de rapel e trilhas com programa que une diversão, aventura e imersão no em ecologia e preservação através da educação ambiental. As atividades aproveitam os recursos naturais (rochas, plantas, musgos, animais ou suas pegadas e demais vestígios) para orientação em pontos de parada. Atende público de diversas idades e desenvolve ainda projeto focado em 9inclusão e acessibilidade para interessados com limitações de mobilidade. Programa orientado pelo Engenheiro Agrônomo Rodrigo Marcheselli, contato pelo telefone (14) 99733-7872.

GAYA ESPORTES DE AVENTURA
Cursos de escalada e rapel, do básico ao avançado, campings, hiking, trekking, rapel, escalada e consultoria em ecoturismo. Para o público realizar um dos nossos serviços pode ser via Instagram, Facebook ou através do telefone (14) 99846-5282.

TURISMO RURAL Fazenda Califórnia MoteseBull Marília Off Road
Aos finais de semana oferece café da manhã, carrinhos motorizados e motos, quadriciclo infantil, carrinhos de ladeiras e trilhas para quem já tem moto e quer fazer o passeio, além de área de camping. Tem acesso pela cidade, no bairro Jardim Colibri, na região do aeroporto: Rua Diogo Melhado 600. COntatos e mais informações na conta do Instagram.

ROCHA ESCALADA
Grupo com 23 anos de atuação na cidade. Oferece espaço para escaladas em paredão, treinamento, ações externas na serra de Avencas e outros pontos. Atua também com treinamento em paredões e trabalhou na revitalização do viaduto da rua Bahia, no centro da cidade, onde também faz atividades de esporte. CT particular oferece treinamento para interessados e recebe turistas de vários estados e até do exterior. Veja mais efaça contato na conta do Instagram.

CAFÉ NA FEIRA E NO SÍTIO
Os roteiros de Marília envolvem até suporte na parada para o café. Em função da epidemia os serviços tiveram algumas restrições, mas o Dona Café, ponto criado pelos produtores do Café Dona Santina, oferece ponto de atendimento na feira de domingo na avenida Sampaio Vidal para a hora da saída ou retorno e também possibilidade de atendimento aos sábados na sede do sítio na região de Padre Nóbrega. Café torrados em diferentes pontos, pães, bolos doces e outros produtos de fabricação própria são oferecidos. O agendamento pode ser feito pelos telefones (14) 98136-2864 e (14) 98136-2863.

Texto: Site Giro Marília
Fotos: Arquivos das Organizações