21 SET 2021
PARCERIAS
Com apoio da Prefeitura, Rotaract Club de Marília de Dirceu organiza atividade alusiva ao Setembro Amarelo
Atividade ocorreu no último sábado (18) na Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”

O Setembro Amarelo, criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), tem por objetivo aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o Brasil.

Visando se discutir esse e outros importantes temas ligados à saúde mental, o Rotaract Club de Marília de Dirceu, com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura e Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, organizou conjuntamente com o Grupo de Prevenção ao suicídio de Marília e CVV – Centro de Valorização da Vida, uma roda de conversa intitulada: “Como você tem olhado para sua saúde mental?”.

A atividade, que aconteceu no último sábado, dia 18, iniciou com a exposição da coordenadora do Grupo de Prevenção ao suicídio de Marília, Luciana Handa, que abordou os aspectos informativos e desafiadores dentro dessa temática.

Segundo a psicóloga o grupo de Prevenção Ao Suicídio de Marília é composto de 40 voluntários capacitados, dentre eles 19 psicólogos aptos para lidar com situação de crise e comportamento suicidas, oferecendo atendimento psicológico social, palestras, rodas de conversas, capacitações para profissionais em empresas e escolas.

Posteriormente o representante do CVV – Posto Marília, Roque Reis, realizou apresentação do Centro de Valorização da Vida, destacando que a organização é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com quase 60 anos de atividade (fundada no ano de 1962). O apoio emocional e a prevenção do suicídio são realizados através dos postos do CVV (Centro de Valorização da Vida) ou por iniciativas como atendimento virtual e o CVV Comunidade.
O Rotaract Club de Marília de Dirceu tem como um de seus valores o respeito à vida, e seguindo essa premissa buscou idealizar esta ação, conjuntamente com importantes parceiros da área de psicologia. Como um clube focado na juventude, pensamos que seja essencial se dialogar sobre essas questões com toda a sociedade e em especial, com os jovens, ressalta Juan Orellana, presidente da entidade.