08 NOV 2021
CORONAVÍRUS
Governo do Estado muda a partir desta segunda-feira, dia 8, estratégia de envio de vacinas contra a Covid-19 aos municípios
Marília deve receber nesta terça mais 3.022 doses da Astrazeneca, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde

O Governo de São Paulo publicou nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, no Diário Oficial do Estado, a Deliberação CIB 142, visando atender ao pleito dos municípios paulistas, de modo a auxiliar esses na gestão mais oportuna dos imunobiológicos no nível municipal, procedendo com adequações da operação logística de distribuição, conforme segue:
A partir do dia 08 de novembro de 2021 o envio de doses de vacina contra a Covid-19, no Estado de São Paulo ocorrerá mediante solicitação de doses pelos gestores municipais, e não mais envio pelo Estado aos municípios, com base no quantitativo populacional estimado.
Para a efetivação desta estratégia, esclarece-se:
-Os municípios deverão proceder com o preenchimento semanalmente do formulário de solicitação de quinta a domingo.
-As solicitações serão analisadas pela equipe do CVE todas as segundas-feiras, considerando para o envio o quantitativo solicitado por imunobiológico e o quantitativo de doses estimado pelo Estado para envio;
- Serão elaboradas grades de distribuição para envio nas terças-feiras;
- O não preenchimento do formulário por parte do município impossibilitará a elaboração de grade pela gestão estadual implicando, portanto, no não envio de doses, na semana vigente.
Na eventualidade de não haver o quantitativo necessário para atender os municípios, estes serão avisados com antecedência e serão atendidos assim que possível;
Salienta-se que tal medida visa possibilitar aos municípios maior efetividade no controle de seu estoque e demais questões logísticas, inferindo-se, portanto, que a estratégia de remanejamento, não será mais necessária e deixará de ser adotada em nível estadual a partir da implementação do envio de doses sob demanda.
Vale ressaltar que terça-feira (9) serão encaminhadas doses da vacina Astrazeneca, no qual os municípios solicitaram no levantamento que se encerrou no último dia 3 de novembro. Portanto, não se faz necessário o preenchimento de tais doses no questionário desta semana.

MAIS 3.022 DOSES PARA MARÍLIA
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há duas semanas já vêm utilizando esse esquema junto às unidades de saúde, como explica a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.
“A gente entra em contato com todas as unidades assintomáticas e mistas para saber o quantitativo de doses que cada uma precisa para a semana. Isso está sendo feito já há duas semanas. O levantamento da semana passada mostrou que vamos precisar de mais 3.022 doses, que estamos aguardando para até esta terça-feira (9)”, disse Alessandra.

VACINÔMETRO
O município de Marília já atingiu 82,5% da população imunizada contra a Covid-19, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, através do site www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.
A cidade já aplicou um total de 377.274 doses das vacinas, segundo dados até as 9h desta segunda-feira, dia 8 de novembro.
Das 377.274 pessoas que foram imunizadas, 193.940 receberam a primeira dose, 160.359 já tomaram também a segunda dose da vacina e 4.456 receberam a dose única, além de 18.519 pessoas que tomaram a dose adicional, representando os 82,5% de imunização da população (total de 240.590 habitantes).

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM