09 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura vai realizar nova ação de Nebulização Acoplada a Veículo no bairro Alto Cafezal
Ação acontecerá na terça (10), quarta (11) e quinta-feira (12), das 19h às 22h, quando moradores deverão deixar portas e janelas abertas
Após a realização da 11ª Ação Conjunta de Intensificação do combate ao mosquito Aedes Aegypti e aplicação de inseticida através de equipamentos portáteis, no último sábado (7), a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, dará sequência às ações de Nebulização Acoplada a Veículo (NAV).

Nesta semana essa ação acontecerá no bairro Alto Cafezal na terça-feira (10), quarta (11) e quinta-feira (12 de maio), das 19h às 22h, como explica o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

“Já fizemos essa nebulização na semana passada nos bairros Santa Antonieta III e Julieta e agora estaremos no Alto Cafezal. Faremos ampla divulgação junto à comunidade, mas já adiantamos que nestes dias os moradores devem manter neste horário as portas e janelas abertas de forma a permitir que o produto atinja o interior das residências e elimine os insetos que ali se encontrem. Cubram alimentos e utensílios de cozinha, protejam idosos e enfermos em um aposento fechado durante a passagem do equipamento”, afirmou o secretário.
Nas próximas duas semanas, dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio a ação será realizada no bairro São Miguel, de acordo com cronograma divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.

COMO EVITAR
Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS - Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS - Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA - Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.

CALHAS - Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

LAJES - Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

RALOS - Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

VASILHAS PARA ANIMAIS - Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO - Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

GARRAFAS - As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA - Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

SINTOMAS
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?
Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.

DENÚNCIA DE FOCOS:
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília: Telefones: 0800-7766-111 e (14) 99799-6361(Whatsapp); E-mail: [email protected]; e Site: https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.