18 AGO 2022
SAÚDE
Banco de Leite Humano apresenta Teatro dos Mamíferos aos alunos da Rede Municipal durante o Agosto Dourado
Ações prosseguem até o próximo dia 31 e têm por objetivo destacar a importância do aleitamento materno
O BLH (Banco de Leite Humano) está desenvolvendo uma série de ações durante o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. E durante essa semana foi realizado o Teatro dos Mamíferos junto a algumas escolas municipais.
A equipe do BLH esteve nas EMEIs Roda Pião e Monteiro Lobato, fazendo a apresentação do teatro, passando assim a importância do aleitamento materno aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
“O Agosto Dourado começou no último dia 6 e vai se estender até o dia 31, quando outras ações ainda serão realizadas, tendo como principal objetivo o incentivo ao aleitamento materno. Os alunos são muito receptivos e se tornam grandes multiplicadores, levando essas informações para dentro de casa”, disse a enfermeira responsável do BLH, Sandra Domingues.
Por conter anticorpos necessários, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico na primeira fase da vida.
No último sábado (13), a equipe esteve na Rua 9 de Julho, próximo ao Camelódromo, para panfletagem sobre as vantagens do leite materno e direito das mães. Já neste sábado, dia 20, a ação irá acontecer no Marília Shopping.
E no dia 27 de agosto, haverá um "mamaço" na praça da Emdurb, com várias mães amamentando ao mesmo tempo, roda de conversa, atrações musicais e sorteios.
Além do incentivo ao aleitamento materno, as próximas ações têm como objetivo promover a campanha para arrecadação de potes para armazenamento de leite humano.
Toda mulher que tiver leite excedente pode ser uma doadora. A equipe vai até a casa da doadora para orientá-la sobre os cuidados com a coleta e entrega kits com frascos esterilizados. A doação é feita uma vez por semana.

POTES DE ARMAZENAMENTO
O Banco de Leite também precisa da doação de potes de vidro com tampas plásticas para o armazenamento do leite. Por isso, até o dia 31 deste mês uma campanha é realizada também no Marília Shopping, onde as doações podem ser entregues das 10h às 22h na portaria.
Podem ser doados frascos de vidro com tampa de plástico, como potes de café solúvel, que devem ter o volume de 200 ml a 500 ml. Já os potes de vidro com fechamento a vácuo não poderão ser doados, pois a tampa de metal pode contaminar o leite, com exceção de vidros de palmito, em que as tampas podem ser substituídas pelas de plástico.
As doações podem ser feitas também diretamente no Banco de Leite Humano que fica na Rua 15 de novembro, 51, no bairro Alto Cafezal. Mais informações pelo telefone (14) 3413-8696.

Fotos: Julio Cesar de Carlis