23 JAN 2023
Novos conselheiros são empossados no COMDIM
Posse do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília aconteceu na manhã desta segunda-feira (23)
O COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília) tem por finalidade assegurar os direitos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Criado pela Lei Municipal n.º 4.084, de 5 de junho de 1995, o COMDIM é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, pasta responsável pela coordenação da Política Municipal de Assistência Social.

Na manhã desta segunda-feira, dia 23, foram empossados os novos conselheiros que atuarão pelos próximos três anos. A eleição do novo presidente será realizada na primeira reunião que será agendada para o mês de fevereiro.

Pela Administração Pública Municipal foram empossados os seguintes titulares e suplentes:

- Flávia Lopes de Cerqueira e Karina Gonçalves Malheiros pela Secretaria Municipal de Educação;
- Maiuí Aguiar de Roza Medeiros e Edna Mattos Santos Pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social;
- Nadine Sales de Oliveira Rodrigues e Fabiana Fernandes dos Santos pela Secretaria Municipal de Saúde;
- João Batista Artêncio e Thiago Marques Miquelette pela Secretaria Municipal de Planejamento;
- Jorge Antonio Putinatti e Alecsandro Ramos da Silva pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude;
- André Luís Baldinotti Gonçalves e Cristiane Aparecida Queiroz Morais pela Secretaria Municipal da Cultura;

Pela Sociedade Civil, o conselho empossou os seguintes membros:

- Ana Sílvia de Oliveira Olivas Gatti e Dayane Cristina Costa Galassi representando as instituições que cuidam de idosos;
- Jéssica de Lima Nogueira e Bruna M. Moraes Oliveira representando os grupos de convivência de idosos;
- José Rita do nascimento e Valdeci Gonçalves representando os sindicatos;
- Tereza Aparecida machado representando as Associações de Moradores
de Marília;
- Maria Angélica Galiote Silva e Maria Aparecida de Oliveira Saurin representando a Pastoral da Saúde/Família

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, a atuação do conselho é muito importante para assegurar que os direitos dos idosos sejam cumpridos, além de fiscalizar entidades públicas e privadas que tratam dos interesses dos idosos, dentre outras atribuições também deve formular políticas públicas para o bem estar da comunidade da melhor idade.

“É fundamental ter conselhos de direitos atuantes para garantir, de forma mais efetiva, a implementação de políticas públicas em prol das pessoas idosas”, afirmou a secretária.

O prefeito Daniel Alonso esteve presente e destacou a importância de Marília poder contar com o COMDIM, uma vez que o município conta com um número significante de idosos que precisam ser bem assistidos, protegidos e ter seus direitos defendidos.

Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023