24 JAN 2023
SAÚDE
Prefeito Daniel Alonso entrega na Zona Sul o primeiro polo do Projeto Melhor Horário para o Trabalhador
UBS Nova Marília já funciona em horário estendido até as 22h, de segunda a sexta-feira. Em breve projeto estará em todas as regiões
O prefeito Daniel Alonso entregou na tarde desta segunda-feira, dia 23 de janeiro, na zona sul da cidade, o primeiro polo do Projeto “Melhor Horário para o Trabalhador”, com o atendimento noturno nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Com esse projeto, algumas unidades de saúde iniciarão o atendimento noturno, com o objetivo de desafogar as duas unidades de pronto atendimento – PA Sul e UPA Norte -, que funcionam 24 horas, mas que têm grande demanda, principalmente após as 17h quando as unidades de saúde fecham.

Nesta segunda-feira (23) o Melhor Horário para o Trabalhador já foi implantado na UBS Nova Marília, que fica na Avenida Mem de Sá, 360, que terá esse 3º turno de atendimento à população, contando com três médicos – dois clínicos gerais e um pediatra -, além da equipe de enfermagem.

E em breve o projeto será expandido para outras três unidades, abrangendo assim as quatro regiões da cidade. São elas: UBS Chico Mendes (Rua Amador Bueno, 1.085), UBS Santa Antonieta (Rua Berta de Camargo Vieira, 595) e UBS São Judas Tadeu (Rua Ribeirão Preto, 510).

A cerimônia de entrega do primeiro polo do “Melhor Horário para o Trabalhador” reuniu diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; os vereadores Dr. Sérgio Nechar (ex-secretário municipal da Saúde), Vânia Ramos e Elio Ajeka; e secretários municipais; além do secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que o Projeto Melhor Horário para o Trabalhador tem dois grandes objetivos: criar essa nova opção de atendimento à classe trabalhadora e desafogar o PA Sul e a UPA Norte, deixando esses prontos-atendimentos somente para urgência e emergência. É um projeto que começa aqui pela zona sul, mas que em pouco tempo estará em todas as outras regiões da nossa cidade.”

O vereador e ex-secretário da Saúde, Dr. Sérgio Nechar, lembrou que o Melhor Horário para o Trabalhador foi idealizado juntamente com a deputada estadual eleita Dani Alonso.

“A Dani e o prefeito Daniel tiveram papel decisivo na implantação desse projeto, pois eles nos deram essa grande ideia e, assim que conseguimos organizar o RH (Recursos Humanos) para esse atendimento, colocamos em prática. Tenho certeza que a população de Marília irá aprovar e, principalmente, a classe trabalhadora ganha a opção desse horário estendido para os casos em que não há urgência e emergência. Lógico que todos serão atendidos e, em caso de necessidade, o paciente será transferido para o PA Sul ou para a UPA Norte, que funcionam 24 horas”, afirmou Dr. Nechar.

Já o secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, esclareceu como será o atendimento do Melhor Horário para o Trabalhador. “Serão procedimentos básicos, como aferição de pressão arterial, controle glicêmico com prescrição, administração de medicamentos com prescrição, curativos, aplicação de vacinas, coleta de papanicolau, entre outros; além dos atendimentos médicos pelo clínico geral ou pediatra. E logo as unidades do Chico Mendes, do Santa Antonieta e do São Judas Tadeu passarão a contar também como esse projeto.”

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM