28 MAR 2023
Apoio da população é fundamental para prevenção e combate à dengue
Prefeitura tem realizado série de ações em pontos estratégicos, mas moradores precisam ser os principais parceiros
“A população tem que ser a nossa grande e principal parceira no combate e prevenção à dengue”. A frase é do prefeito Daniel Alonso, referindo-se à importância do apoio dos moradores para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem realizado uma série de ações em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito, porém o apoio da população é considerado essencial para o combate à dengue.

Isto porque em várias dessas ações é fundamental a colaboração dos moradores, desde uma simples autorização para os agentes de saúde adentrarem aos quintais e realizarem o trabalho de eliminar possíveis criadouros, bem como o próprio cuidado em manter em ordem seus imóveis.

“A Prefeitura tem feito sim a sua parte, com diversas ações para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mas também é necessário que os moradores apoiem essas ações, autorizando a entrada dos agentes para o trabalho de eliminar possíveis criadouros; além é claro de manter limpo os quintais e não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Juntos iremos vencer essa batalha contra a dengue”, afirmou Daniel Alonso.

Ainda esta semana, após reunião técnica na Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura elaborou um plano de contingência, que também tem por objetivos principais a prevenção e o combate à dengue.

O plano de contingência foi montado devido à expectativa de um aumento maior dos casos de dengue no município – até a Semana Epidemiológica 12 (que terminou no último dia 25 de março) – havia 254 casos da doença, de acordo com dados de notificações da Vigilância Epidemiológica de Marília.

Esse plano, caso seja necessário, será colocado em prática, com as medidas sendo adotadas de acordo com a demanda, tendo inclusive pólos de atendimento, se os casos atingirem uma proporção em que a rede de atenção primária não consiga absorver.

“Estamos monitorando toda a situação e realmente está havendo um aumento no número de casos de dengue. Até por isso já temos esse plano de contingência pronto mas, como a conscientização e o apoio da nossa população, iremos controlar a situação. Contamos e precisamos do apoio dos moradores para que o combate à dengue tenha sucesso”, disse o secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

COMO EVITAR

Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:

NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS - Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS - Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA - Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.

CALHAS - Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

LAJES - Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

RALOS - Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

VASILHAS PARA ANIMAIS - Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO - Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

GARRAFAS - As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA - Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

SINTOMAS
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?
Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.

DENÚNCIA DE FOCOS:
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília: Telefones: 0800-7766-111 e (14) 99799-6361(Whatsapp); E-mail: [email protected]; e Site: https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.

Fotos: Ramon Barbosa Franco