28 MAR 2023
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
MEIO AMBIENTE
Administração Daniel Alonso se destaca na sustentabilidade e realiza descartes corretos de pneus
Prefeitura Municipal de Marília e empresa Reserva Pneus recolhem 200 inservíveis
Reconhecido Município Verde Azul pelo Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marília proporciona descartes corretos para pneus e inservíveis. Semana passada em ação liderada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública a pedido do prefeito municipal Daniel Alonso e do secretário municipal de Limpeza Pública Vanderlei Dolce aproximadamente 200 pneus foram retirados do meio ambiente. “Adotamos a logística reversa e esse nosso trabalho visou tanto a proteção à natureza, quanto o combate ao mosquito transmissor da dengue e da chikungunya”, garantiu o prefeito Daniel Alonso.

Daniel Alonso lembrou que desde o ano passado Marília está entre as 35 cidades paulistas melhores posicionadas no ranking do Programa Município Verde Azul. “A política ambiental e de proteção aos recursos hídricos, que inclui o tratamento de 100% do esgoto produzido em nossa cidade, permitiu avanços significativos na qualidade de vida de nossa população. Medidas sustentáveis que protegem não só a natureza e o meio ambiente, mas as famílias e os moradores de Marília”, pontuou.

A Cidade Símbolo de Amor e Liberdade - que no próximo dia 4 de abril chega ao 94º aniversário de emancipação política - ocupa a 31ª posição do Verde Azul. O ranking é liderado por Bragança Paulista - cidade com pouco mais de 172 mil moradores. Marília, com uma população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 242.249 moradores (dados de 2021) alcançou no ranking 2022 (ano base 2021)  87.16 pontos, ficando à frente de municípios como Garça (37ª posição), Bauru (42ª posição), Campinas (50ª posição), Franca (54ª posição) e Brotas (64ª posição).

Proteção do solo e lençóis freáticos

O prefeito Daniel Alonso detalhou que além de combater o Aedes aegypti, a ação realizada sexta-feira, dia 24 de março, também visou proteger o solo e os lençóis freáticos, garantindo a destinação para reuso do material junto à companhia Reciclanip, empresa responsável pelo recebimento conforme acordo setorial. “Embora tenhamos três ecopontos disponíveis na cidade, e as próprias empresas que comercializam os pneus, ainda assim identificamos casos de descartes irregulares de pneus e inservíveis. São materiais altamente nocivos e contaminante”, explicou o secretário municipal Vanderlei Dolce.

Dolce informou que a força-tarefa que retirou aproximadamente 200 pneus depositados irregularmente em alguns locais da cidade teve o auxílio estratégico da Reversa Pneus. “Os pneus que retiramos eram de tamanhos variados, inclusive de caminhões e tratores”, destacou.

A operação envolveu as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Limpeza Pública, além da equipe do Programa Município Verde Azul. Também cooperaram os colaboradores da empresa Reversa Pneus. “Nada justifica o descarte irregular dos inservíveis em terrenos, áreas públicas e caçambas. O caminho reverso do pneu ao fabricante permite o reaproveitamento do material na produção de produtos diversos, como asfalto-borracha, pisos de quadra, tapetes para automóveis e solados de sapatos”, informou o empresário Edmilson Ferreira da Silva, proprietário da Reversa Pneus.

Lançado no ano de 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município Verde Azul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. “Marília é Município Verde Azul, o que comprova que nossa administração realiza um governo sustentável e vem preservando as áreas ambientais”, concluiu o prefeito Daniel Alonso.