Clique aqui e consulte nossas políticas.
26 MAI 2023
SAÚDE
Prefeitura de Marília presta justa homenagem em reconhecimento às mães voluntárias do Banco de Leite Materno
Atualmente quase 60 mulheres doam leite em prol de crianças prematuras e que estão nas 3 UTIs da cidade
Hoje Jairo tem um ano de vida e pode ser segurado no colo pela mãe Ana Júlia, pelo pai Jairo Costa e pela avó materna, Amábile Ana Evangelista Fonseca. Técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Amábile é uma das servidoras que auxiliam no trabalho e em toda a logística de captação, análise e entrega do principal alimento na fase inicial de todo ser humano: o leite materno. Jairo Júnior nasceu prematuro e o relato emocionado de Amábile abriu a cerimônia que marcou a justa homenagem em reconhecimento às quase 60 mães que, semanalmente, doam leite para o Banco de Leite Materno de Marília. “Graças às doações, meu netinho sobreviveu e hoje está bem”, relatou Amábile. Lideradas pela enfermeira Sandra Domingues, a equipe do Banco de Leite Materno, com o apoio da Prefeitura de Marília, realiza a maratona de levar até os prematuros e bebês internados nas três UTIs neonatais da cidade as doações que chegam até a entidade.

Fundado há quase 40 anos, o Banco de Leite Materno de Marília é um dos primeiros do Brasil e sua atuação é referência para o Brasil inteiro. Em 19 de maio - sexta-feira da semana passada - celebrou-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Através de uma iniciativa do prefeito Daniel Alonso, do secretário-adjunto de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, e da coordenadora Sandra Domingues, as voluntárias doaras receberam nesta sexta-feira, dia 26 de maio, certificado de solidariedade, em reconhecimento pela ajuda. Também ganharam uma lembrança patrocinada e doada pelo grupo de empresários e empresárias do Empretec, liderados pela empresária Sandra Yamashita.

Realizado no gabinete do chefe do Poder Executivo, o ato permitiu o compartilhamento da história de superação vivida pelo pequeno Jairo - superação esta só possível graças ao leite materno doado por voluntárias. O Banco de Leite Materno fica na rua XV de Novembro, nº 50, e o prefeito Daniel Alonso destacou que as entregas dos diplomas - presenciadas pelos vereadores Marcos Santana Rezende (PSD) e Dr Elio Ajeka (PP) - simbolizou a valorização da vida. “Este é o meu 7º ano na função de prefeito de Marília e, pela primeira vez, estamos recebendo as mães e seus bebês, trazendo luz para todos nós. É a vida pura, sublime, da mesma forma que o nosso Criador a concebeu”, salientou o prefeito.

O ato contou também com a presença da secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi. O Banco de Leite Materno - que em 2024 chega ao seu 40º ano e semanalmente abastece as três UTIs neonatais com 20 litros de leite materno - funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (14) 3413-8696.

Fotos Mauro Abreu

Secretarias Vinculadas
Noticia auriculoterapia-profissionais-da-area-da-saude-de-marilia-e-cidades--da-regiao
Há 10 horas