26 MAI 2023
SAÚDE
Prefeitura de Marília presta justa homenagem em reconhecimento às mães voluntárias do Banco de Leite Materno
Atualmente quase 60 mulheres doam leite em prol de crianças prematuras e que estão nas 3 UTIs da cidade
Hoje Jairo tem um ano de vida e pode ser segurado no colo pela mãe Ana Júlia, pelo pai Jairo Costa e pela avó materna, Amábile Ana Evangelista Fonseca. Técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Amábile é uma das servidoras que auxiliam no trabalho e em toda a logística de captação, análise e entrega do principal alimento na fase inicial de todo ser humano: o leite materno. Jairo Júnior nasceu prematuro e o relato emocionado de Amábile abriu a cerimônia que marcou a justa homenagem em reconhecimento às quase 60 mães que, semanalmente, doam leite para o Banco de Leite Materno de Marília. “Graças às doações, meu netinho sobreviveu e hoje está bem”, relatou Amábile. Lideradas pela enfermeira Sandra Domingues, a equipe do Banco de Leite Materno, com o apoio da Prefeitura de Marília, realiza a maratona de levar até os prematuros e bebês internados nas três UTIs neonatais da cidade as doações que chegam até a entidade.

Fundado há quase 40 anos, o Banco de Leite Materno de Marília é um dos primeiros do Brasil e sua atuação é referência para o Brasil inteiro. Em 19 de maio - sexta-feira da semana passada - celebrou-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Através de uma iniciativa do prefeito Daniel Alonso, do secretário-adjunto de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, e da coordenadora Sandra Domingues, as voluntárias doaras receberam nesta sexta-feira, dia 26 de maio, certificado de solidariedade, em reconhecimento pela ajuda. Também ganharam uma lembrança patrocinada e doada pelo grupo de empresários e empresárias do Empretec, liderados pela empresária Sandra Yamashita.

Realizado no gabinete do chefe do Poder Executivo, o ato permitiu o compartilhamento da história de superação vivida pelo pequeno Jairo - superação esta só possível graças ao leite materno doado por voluntárias. O Banco de Leite Materno fica na rua XV de Novembro, nº 50, e o prefeito Daniel Alonso destacou que as entregas dos diplomas - presenciadas pelos vereadores Marcos Santana Rezende (PSD) e Dr Elio Ajeka (PP) - simbolizou a valorização da vida. “Este é o meu 7º ano na função de prefeito de Marília e, pela primeira vez, estamos recebendo as mães e seus bebês, trazendo luz para todos nós. É a vida pura, sublime, da mesma forma que o nosso Criador a concebeu”, salientou o prefeito.

O ato contou também com a presença da secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi. O Banco de Leite Materno - que em 2024 chega ao seu 40º ano e semanalmente abastece as três UTIs neonatais com 20 litros de leite materno - funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (14) 3413-8696.

Fotos Mauro Abreu