05 JUN 2023
CULTURA
Artista plástica mariliense Lívia Doreto é selecionada para Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein
Artista participará com a obra “The Dream”, em exposição de 17 de junho a 02 de julho
A artista plástica mariliense Lívia Doreto foi selecionada para participar do 8º Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein (Europa). O Salão de arte contemporânea abordará o tema Futebol Arte, com realização da Casa Brasil Liechtenstein, Gasometer e Artnatic. O Salão será aberto ao público a partir do dia 17 de junho até 02 de julho.

Foram selecionados 54 artistas através de uma curadoria e análise de portifólio. Dentre eles, a artista mariliense Lívia Doreto.  O evento contará com personalidades renomadas, como os artistas visuais Eduardo Kobra e Crânio.

A artista optou por uma pintura a óleo que remete ao tema do salão, e o título da obra é “The Dream”, ou seja, “O Sonho” , onde podemos observar a figura de um menino fazendo um movimento no ar, almejando alcançar a bola, que no caso retrata o sonho de várias crianças no Brasil, que é ser um jogador profissional de futebol.
Lívia incluiu também a realidade aumentada em sua obra, onde pode-se ver o quadro em camadas apontando a câmera do celular no QR code .

Lívia Doreto:

Nascida em 1983, formada em fisioterapia, trabalhou anos em hospitais, em unidades de terapia intensiva. A paixão por ajudar no processo de cura e levar esperança ás pessoas aparece como tema de seu trabalho.

Muito versátil, a artista fez muitos cursos para desenvolver sua técnica. Os materiais mais utilizados são tintas a óleo, acrílica e aquarela. Nascida em São Paulo, criada em Marília, gosta de estar em contato com natureza e com a sua família.

Suas obras aparecem em lojas renomadas, como a Artefacto, mostras como Casacor e em coleções particulares no Brasil e Europa.
Em 2022 iniciou parceria com a Sérgio Gonçalves Galeria, que possui sede no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em 2023 ganhou o prêmio Top of mind Brazil como artista destaque da região e foi selecionada para uma exposição 8°salão de arte brasileira em Liechtenstein.

Sobre a Casa Brasil Liechteinstein

A Casa Brasil Liechtenstein foi fundada em 12.12.2012 como uma associação não governamental, sem fins lucrativos, localizada em Liechtenstein e que tem como finalidade promover e divulgar a cultura, a literatura e as artes brasileiras em suas múltiplas dimensões, procurando estimular a cooperação cultural.
 Se, por um lado, ressaltamos a singularidade de nossa cultura, por outro, revelamos as afinidades que nos unem a outros povos. A manifestação cultural é um importante instrumento para fomentar a integração mútua e criar confiança, interesse e respeito entre as nações. Esta divulgação cultural é fundamental para a construção diferenciada da imagem do Brasil no exterior e abre oportunidades para diversos brasileiros no mundo.

E foi com este objetivo que surgiu o Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein. Salão este que chega em sua 8ª Edição este ano e será realizado no mundialmente conhecido Gasometer Cultural Centre.