02 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Estudantes da Emef Célio Corradi participam do lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil
Ação aconteceu na terça-feira, dia 30 de maio, e visou sensibilizar sobre as consequências do trabalho precoce
O 12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, realizou em 30 de maio de 2023 ação que marcou o lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil. Esta campanha tem como objetivo estimular a conscientização e incentivar ações promotoras de combate a esta prática, além de disseminar a temática do trabalho infantil junto às escolas, famílias, sociedade civil organizada, jovens e a classe empresarial sobre as consequências do trabalho precoce.

O lançamento aconteceu na Secretaria Municipal da Educação, com os alunos do 4º ano A da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Célio Corradi e o evento foi marcado como a primeira ação realizada, em cumprimento da agenda devidamente planejada pela comissão com muitas outras ações que serão realizadas durante todo o mês de junho: mês de combate ao trabalho infantil.

Os alunos presentes participaram da “Oficina Pedagógica para confecção de cartazes sobre o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, momento este em que todos tiveram a oportunidade de ouvir sobre o tema, discutir, aprender e trazer contribuições pertinentes numa boa “roda de conversa”.

A culminância da proposta trabalhada foi a confecção de cartazes temáticos pelos alunos, que foram organizados  em grupos, onde todos puderam participar se expressando através da arte, utilizando como recursos recortes, pinturas com tintas, desenhos, textos e outras formas de expressão. Esses cartazes serão utilizados na passeata que acontecerá no dia 12 de junho de 2023, na rua São Luiz, sendo mais uma das ações para o mês de junho, organizada pela Comissão que é representada por várias secretarias do Município de Marília: Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Direitos Humanos,  Educação e Saúde, bem como representantes da Educação Estadual e Conselho Municipal da Criança e Adolescente.

A programação para o mês de combate ao trabalho infantil inclui atividades educativas tais como, capacitação dos profissionais que atuam na Secretaria dos Direitos Humanos, roda de conversa com o Grêmio Estudantil das escolas estaduais do município por meio do encontro na Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), roda de conversa com os adolescentes da MSE/LA (Medida Sócio Educativas Liberdade Assistida)  no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), passeata com os usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Formação de Vínculos) de Padre Nóbrega na avenida São Luiz, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do no Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Santa Antonieta, Roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social )Teotônio Vilela, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do CRAS Rosa Modelli, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Padre Nóbrega, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão de Rosália, capacitação dos profissionais do Centro Pop, Abordagem Social e CREAS sobre o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), roda de conversa com os aprendizes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

A Secretaria Municipal da Educação fará a disseminação do tema através de material audiovisual enviado para todas as Emefs para divulgação, sensibilização e informação, fomentando a discussão e o diálogo com os alunos durante as aulas de informática. “Infância é tempo de sonhar, brincar e estudar. Trabalhar nesta fase da vida pode ter impactos negativos graves sobre o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, além de prejudicar a formação escolar. Por isso a necessidade de falarmos e entendermos sobre o tema”, enfatizou a supervisora professora Daniela Rigoldi Del Nero Mota.

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Ontem
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs