23 NOV 2018
PARCERIAS
Marília e Izumisano se tornam cidades-irmãs

2018 é um ano especial para os descendentes de japoneses no Brasil e também para Marília. A cidade acaba de ganhar mais uma cidade-irmã no Japão. Após Higashihiroshima (Hiroshima), cujo convênio foi firmado em 1980, agora Marília passa a ter uma relação de irmandade com Izumisano, em Osaka.

“Para nós, o convênio têm uma importância muito grande. É um intercâmbio cultural, esportivo e educacional”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso. “Ano que vem, Marília irá completar 90 anos e, quando foi fundada, os japoneses já estavam lá. A nossa cidade tem uma influência muito grande da colônia japonesa, que é muito ativa. Hoje, temos cerca de 10 mil descendentes e 2.600 famílias”, acrescentou.

Acompanhado do deputado federal Walter Ihoshi e do presidente do Nikkey Clube de Marília, Keniti Mizuno, o prefeito esteve em Izumisano na semana passada para formalizar o convênio de cooperação entre as duas cidades. “Junto com o prefeito Hiroyasu Chiyomatsu, pavimentamos uma avenida de parcerias, sobretudo na área de esportes e educação”, revelou Daniel Alonso.

Durante a visita foi acertado o convite aos atletas de Marília para a maratona de Izumisano, que será realizada em fevereiro de 2019. “Inclusive, tudo será por conta deles”, adiantou Alonso.

Além disso, a cidade japonesa também ofereceu a pré-temporada aos atletas paraolímpicos de Marília para os Jogos Olímpicos de 2020. “Tivemos um desempenho bom nos últimos tempos, com atletas campeões olímpicos e mundiais. Essa pré-temporada será muito importante para nós”, destacou o prefeito.

BEISEBOL

Em abril, o vice-prefeito de Izumisano, Yoshihiko Matsushita, participou do Japan Fest, tradicional evento da comunidade japonesa em Marília. Na ocasião, Matsushita convidou uma comitiva para uma visita diplomática à cidade japonesa.

O convite foi reforçado pela princesa Mako, em junho, quando esteve na cidade paulista na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A irmandade entre Marília e Izumisano começou a se firmar através do beisebol, já que as duas cidades possuem fortes tradições no esporte. “A amizade partiu de um voluntário da JICA que foi ao Brasil como técnico para ensinar crianças carentes no Clube Nikkei. Ele foi o grande fomentador e divulgador de Marília para a prefeitura de Izumisano”, lembrou o prefeito de Marília.

Desde 1980, a cidade paulista também é irmã de outra cidade japonesa, Higashihiroshima. Entre as principais parcerias formadas entre as duas cidades estão na área de educação. A mais recente ocorreu em 2010, num projeto de intercâmbio cultural entre escolas das duas cidades.

Colaboração de Texto e Fotos: http://www.alternativa.co.jp

23/11/2018